Translate

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Como Acelerar o Metabolismo!!!!

Grande parte das pessoas que querem perder peso já culpou, ao menos uma vez, o metabolismo 'lento' pela dificuldade de emagrecer. Realmente algumas pessoas queimam calorias em um ritmo mais rápido do que outras. Mas será que é mesmo possível acelerar o metabolismo? O metabolismo é a taxa com que o corpo queima calorias para se manter vivo. Do total de energia gasta por dia, 60% a 70% são usadas apenas nas funções vitais, como respirar, manter os batimentos e a temperatura corporal, etc. É o chamado metabolismo basal. Cerca de 10% a 12% do consumo de energia total são utilizados no gasto termogênico dos alimentos. Ou seja, a cota que o corpo precisa para processar o que se come, da mastigação até a absorção pelo organismo. O restante de 20 a 30 % decorre do exercício físico. O metabolismo é influenciado por fatores genéticos, idade, peso, altura, sexo, temperatura ambiente, dieta e prática de exercícios. Então, existem pessoas que dependendo desses fatores, gastarão mais ou menos energia. É por isso que existem pessoas magras, que comem muito e não engordam enquanto outros lutam para perder alguns quilos a mais.

Fatores que afetam o metabolismo:

Cerca de 80% da taxa metabólica é determinada geneticamente, enquanto os outros 20% dependem de outros fatores. Você não pode mudar a genética, mas pode acelerar o seu metabolismo, observando esses fatores:
Tecido muscular - Quanto mais músculos você tem, maior e mais veloz é o gasto calórico, independente do seu nível de atividade.

Frequência das refeições - O tempo entre uma refeição e outra é muito importante. Quanto maior o tempo, mais lento é o seu metabolismo, pois ele diminui para poupar energia. É importante fracionar as refeições 5-6 vezes ao dia (o organismo terá de trabalhar mais vezes para processar um maior número de refeições), comer devagar, mastigando bem os alimentos e reduzir o consumo de alimentos gordurosos e ricos em açúcar e farinhas refinadas. Alimentos ricos em fibras (grãos integrais, legumes, frutas e verduras) levam mais tempo para serem digeridos e por isso aceleram o metabolismo.

Atividade física - Praticar atividade física, combinando exercício aeróbico e ginástica localizada ou musculação acelera o metabolismo. É importante que a atividade física seja regular, para que haja uma ação metabólica contínua, e que a alimentação seja adequada ao gasto calórico. A prática de exercícios físicos, principalmente os aeróbicos (caminhada, natação, ciclismo, esteira, bicicleta), ajuda muito. A taxa metabólica aumenta 25% durante 12 a 15 horas após os exercícios aeróbicos intensos.


Idade - A partir dos 30 anos o metabolismo começa a ficar mais lento, contudo isso pode ocorrer pelo fato das pessoas tornarem-se mais sedentárias, o que acarreta uma perda gradual de massa muscular.
Temperatura ambiente - Em dias mais frios, o corpo consome mais energia para se manter aquecido.
Outras dicas que podem ter efeito no metabolismo - Beber água gelada ou chá verde, comer alguns tipos de pimenta, ingerir gengibre e produtos que contenham ômega 3, além do chá verde são uma ajuda e tanto para acelerar o metabolismo e, por sua vez, favorecer a perda de peso.


Além disso, não pular refeições e evitar dietas rígidas também ajuda a acelerar o metabolismo. Quando se faz uma dieta para emagrecer, o metabolismo basal fica com um gasto calórico menor como uma forma de defesa (reserva), e quanto menor a ingestão calórica diária, menor será o metabolismo, pois o organismo vai interpretar essa situação como uma ameaça. A depressão do metabolismo basal com dietas sem orientação e/ou acompanhadas com inibidores de apetite leva o organismo a reagir com mecanismos de preservação de calorias e a consequência é a dificuldade de se perder gordura corporal. Por isso, a dieta deve ser equilibrada do ponto de vista nutricional e as calorias oferecidas devem ser compatíveis com a necessidade individual de cada pessoa, caso contrário o programa de emagrecimento será um verdadeiro fracasso.


 

Liquid facelift - a sensação do momento pra quem quer um rosto mais jovem e sem cirurgia






Boa tarde, amigos! 
Já ouviram falar em "liquid facelift"? São procedimentos pequenos, feitos em consultório, para dar um "up" na face. Pés-de-galinha, ruguinhas no contorno labial e falta de volume nas maçãs do rosto podem ser corrigidos com essa técnica maravilhosa! A pele ganha viço e brilho, o rosto ganha contornos mais joviais e nós ganhamos em auto-estima!

Conhecidos como “facelifts líquidos”, os preenchimentos dérmicos injetáveis podem ser realizados juntamente com outros procedimentos de rejuvenescimento, como injeção de toxina botulínica. Eles são utilizados para dar mais volume a lábios finos, melhorar contornos dos malares ou maçãs do rosto, suavizar sulcos faciais, eliminar rugas e melhorar a aparência das cicatrizes.

Os benefícios em relação ao lifting cirúrgico é que ele apresenta resultados imediatos no rosto dos pacientes e tem um custo menor que a cirurgia. Apesar destes tratamentos não serem permanentes, podem ser repetidos. Porém, esse procedimento não substitui o facelift tradicional ou o minifacelift.


E o melhor: são feitos no consultório médico, sendo que, na mioriua dos casos, os pacientes podem voltar ao trabalho no mesmo dia.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

ABDOMEN SARADO!!! TREINAR EM JEJUM! TO DO OR NOT TO DO?!

Existem alguns conceitos sobre saúde que já estão incrustados na cabeça das pessoas: comer de três em três horas; exercícios aeróbicos ajudam a queimar gordura; beber bastante água é essencial para um organismo saudável. Pois bem, tomar um bom café da manhã, especialmente para quem vai direto para academia, também entra nesta prateleira de conceitos, mas uma nova ‘modinha’ fitness (na verdade notícia requentada já que isso já foi moda várias vezes) vem mexendo com a curiosidade de quem adora uma novidade para perder peso: o Exercício Aeróbico em Jejum. Depois de seis a oito horas dormindo, você se levanta da cama, se troca e vai direto fazer o seu treino aeróbico sem comer nadinha.
O método de fato ajuda a gastar mais gordura, mas para obter a gordura como fonte de energia seu corpo depende do carboidrato e em jejum você não tem este carboidrato, então acaba degradando a massa muscular. Você até vai perder gordura, mas também vai perder músculo e essa troca é ruim. Trocar um treino “bem alimentado” por um em jejum não é algo muito inteligente. Isso porque quem malha sem comer nada é obrigado a apostar em atividade moderada. Já quem está alimentado vai poder ter um treino de mais intensidade e qualidade. Além disso, o pós-treino também se mostra mais efetivo para quem come antes de malhar o que estimula a queima de gordura ao longo do dia. A pessoa que treina de forma mais intensa, e que está mais bem alimentada, tem adaptações fisiológicas durante todo o dia que exigem a queima de gordura. “Já quem treina em jejum faz um treino de leve a moderado, e essas adaptações são menores.”
De volta aos conceitos que aprendemos por osmose, vale lembrar que ir a um nutricionista, investir em rotina alimentar adequada e em atividade física regular – de preferência, apostando em algum exercício que também traga prazer – segue como a melhor moda para manter um corpo bonito e saudável.

Os 10 segredos do abdômen perfeito


Não é mais segredo para ninguém que, para ter uma barriga perfeita, é preciso manter uma alimentação saudável acompanhada de rotina de exercícios. Mas há uma forma certa e uma errada de de ter uma barriga lisa. Seguem algumas dicas:
Saiba a fórmula
Reduzir a gordura abdominal envolve uma mistura de alimentação inteligente e série de exercícios. Coma alimentos suficientes para evitar desequilíbrios hormonais. Comer muito pouco (menos de 1200 calorias por dia) reduz a quantidade do hormônio leptina, que queima a gordura em seu corpo e, consequentemente, desacelera a perda de peso. Se você está apenas se exercitando sem alterar a dieta, vai gastar muito tempo na academia e vai ter resultados pequenos.
Faça exercícios de postura
Fazer regulares exercícios de postura pode trazer uma barriga reta muito mais rápido. Ter uma boa postura ajuda a parecer mais magro instantaneamente e, além disso, fortalece os músculos abdominais. Concentre-se em fortalecer os músculos superiores das costas, que ajudarão a manter os ombros para baixo e para trás. Na academia, procure aparelhos específicos para isso.
Lute contra a gordura
Exercícios abdominais podem ajudar a definir os músculos, mas não se esqueça dos exercícios de cardio. Eles fazem com que que você perca gordura em todas as regiões do corpo. Correr é uma boa opção.
Deixe o estresse de lado
As pessoas muito estressadas podem elevar os níveis de cortisol - o hormônio do estresse em seu corpo - o que pode aumentar a quantidade de gordura que você tem na barriga. Dedique alguns minutos do dia para relaxar.
Saiba o que comer
O segredo para obter uma barriga reta inclui uma dieta especial. Coma alimentos ricos em fibras e os que ajudam você a vencer o inchaço. Troque o café da manhã normal por uma tigela de mingau de aveia com mirtilos, por exemplo. A fibra da aveia ajuda na digestão e os antioxidantes presentes no mirtilo podem ajudar a eliminar a gordura. Para o jantar, foque em carnes magras como peixes.
Beba para desintoxicar
O que você bebe pode ajudar a alisar sua barriga. Beber um copo de água a cada manhã, por exemplo, ajuda a queimar gordura e desintoxicar seu sistema. Você também pode beber bastante limonada.
Fique longe de alguns alimentos
Existem alguns alimentos que fazem você se sentir como um balão inchado. Evite alimentos como brócolis e repolho.
Escolha o exercício certo
Concentre-se em exercícios de corpo inteiro, como agachamento. Além desses exercícios economizarem tempo, trabalha várias partes do corpo, além da postura. Ioga também pode ser uma boa opção.
Trabalhe todas as camadas
Se você só faz um tipo de treino de barriga em sua rotina, seu interior pode não estar perfeito. Trabalhar o seu núcleo envolve exercer todas as suas camadas abdominais e não apenas a parte superior. Os músculos internos ajudam a puxar sua barriga para dentro.
Não se esqueça das gordurinhas laterais
Se você tem um pouco mais de gordura ao redor de sua cintura, deve seguir alguns truques: leia os rótulos de alimentos para evitar gorduras trans. Não esqueça de fazer exercícios para as laterais do corpo. Desta forma, você evita ficar magra na barriga, mas áreas pulando nas laterais da calça.

Fonte: Terra Brasil e www.arteeplastica.com.br


Entrevista sobre lipoaspiração e abdominoplastia

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Barriga Chapada Após gestação! É possível?


A barriga é com certeza a parte do corpo que passa por mais transformações durante gestação. O útero cresce fazendo todos os outros órgãos do local se deslocarem para cima. Os músculos abdominais se afastam e vão para os lados. A pele estica o máximo que consegue, fica mais frágil e ressecada. Apesar de todas essas assustadoras alterações, nosso corpo está preparado para retornar ao que era antes. Mas é preciso ajudá-lo! E o primeiro passo é começar com os cuidados ainda na gravidez, ou antes, se possível. Confira algumas dicas para ter seu abdome de volta!
A melhor garantia de sucesso no projeto “quero meu abdome de volta” é controlar o ganho de peso durante a gravidez. Quanto mais engordar, mais difícil será perder os extras e lidar com uma possível flacidez. A dica é engordar de 11 a 15 quilos nos nove meses. Lembre-se: estar grávida não significa comer por dois. Cerca de 300 calorias a mais por dia é o ideal – algo equivalente a um sanduíche natural ou 1 yogurte acompanhado de uma salada de frutas. Controle-se! Outra atitude que ajuda a monitorar o peso e a estética do abdome são os exercícios físicos. Converse com o seu obstetra, pois alguns só liberam exercícios depois do primeiro trimestre enquanto outros aconselham a começar antes. Outra mudança que preocupa as mulheres são as estria. Elas são causadas pelo estiramento do abdome e o ganho de peso muito rápido. O aparecimento está associado a questões genéticas, mas hidratar muito bem o local e engordar pouco podem evitar seu surgimento. Aplique o hidratante pelo menos duas vezes. Prefira produtos específicos para grávidas, que possuem ingredientes mais potentes e nenhuma substância química prejudicial. A hidratação vai ajudar não só no combate às estrias, mas também a diminuir a sensação de coceira, causada pelo estiramento e ressecamento da pele. No banho, use óleos com amêndoas e semente de uva para ajudar na hidratação.  Não se preocupe se surgir uma linha levemente marrom em sua barriga, esta linha desaparece alguns meses depois do parto. Evite tomar sol para não escurecê-la ainda mais. Durante toda a gestação é super recomendado um acompanhamento com nutricionista e ou com endocrinologista para evitar o ganho exagerado de peso.
No pós parto o importante é ter foco para recuperar seu corpinho de antes da gravidez. Ninguém tem um filho e fica linda automaticamente no pós-parto, o corpo não volta naturalmente. Outro erro é achar que você vai ficar melhor do que era depois da gestação, na verdade agente piora depois dos filhos e não melhora, portanto para ter um corpo melhor do que antes é preciso suar muito. Em primeiro lugar se for possível amamente seu bebe, pois além de  perder os quilos extras – e consequentemente a barriga extra – o ato ajuda no vínculo da mãe com o filho e protege o bebê, além de levar a mulher a gastar cerca de 750 calorias diariamente. As mudanças hormonais do pós-parto somadas a rotina corrida e noites mal dormidas pode lhe dar fome. Em nome da futura barriga chapada, controle-se e descubra outras maneiras de aplacar a ansiedade. Investir em uma alimentação saudável continua a ser o melhor para não acabar com seus planos. Não compre tentações e encha a geladeira com verduras, legumes e frutas, de preferência já preparados para quando bater a fome. Beba muita água, cerca de 3 litros por dia, principalmente se estiver amamentando. Volte a fazer atividades físicas. Geralmente os obstetras liberam os exercícios duas ou três semanas depois de um parto normal e de quatro a seis semanas para quem fez cesárea. Essas últimas devem evitar esforço abdominal nos três primeiros meses. Você pode começar empurrando o carrinho do bebê no parque, por exemplo.
Usar uma cinta após o parto ajuda os músculos do abdome a voltarem a sua posição normal e os órgãos internos ficam mais bem posicionados. O ideal é que seja usada logo ao chegar em casa. Prefira modelos de tecidos mais naturais e sem arames. É aconselhável usar durante cinco meses ou até seu abdômen voltar ao normal.
A drenagem linfática pode ajudar bastante. Os movimentos suaves e lentos estimulam a circulação reduzindo a retenção de líquidos no corpo e diminuindo o inchaço, inclusive do abdome.
Caso tenha aparecido estrias, existem tratamentos que ajudam a deixar a aparência melhor e quanto mais precoce a realização deles melhor. O Laser é considerado um dos melhores métodos, pois pode ser realizado mesmo quando a mãe está amamentado, sendo muito eficaz nas estrias recentes e não muito largas. Os ácidos podem ser usados e prescritos pelo seu dermatologista, mas apenas após a amamentação.
Procure orientação médica sempre para perder peso, não faça tratamentos ou dietas por conta, lembre-se que a saúde vem em primeiro lugar.

Cirurgia plástica e gravidez - saiba a hora certa de retocar




Cirurgia plástica e gravidez

Ter o corpo de antes da gestação, e quem sabe melhor, é o desejo da maior parte das mulheres, por isso, grande parte delas recorrem a cirurgia plástica. No entanto, a recomendação é contundente: a plástica deve ser realizada, geralmente, entre 6 e 12 meses após nascimento do bebê, mesmo assim, se a paciente já estiver dentro de um peso próximo do ideal. Há alguns casos excepcionais, é claro, mas deve-se respeitar o tempo mínimo para que o organismo se recupere de toda aquela descarga de hormônios que a mulher sofre quando o bebê nasce.

Aquela ansiedade de voltar à velha forma pode sempre ser revertida a nosso favor. Como? Exercícios!!! 
Comece fazendo exercícios leves, sob orientação de um profissional da área de educação física. À medida que você for se recuperando do parto/cesárea, o professor introduzirá mais carga e mais intensidade. Isso, por si só, já será uma enorme ajuda para tonificar a musculatura, que normalmente fica enfraquecida depois dos últimos meses de gravidez, além de colaborar também para a perda de peso.
Uma dieta bem orientada, que não comprometa a amamentação, também poderá ser a chave para o retorno ao peso de antes da gestação.
Quando perceber, você já estará com o peso ideal. E o melhor, com saúde!
A cirurgia plástica entrará apenas para melhorar o que o seu próprio esforço e dedicação já conseguiram.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Um alvo fácil!


Prosseguindo para o Alvo da Perfeição
Volta e meia, ao abrir os seus emails, você esbarra com algo do tipo: "Fulana de tal perdeu 10 KG em 30 dias com esta dica” ou "perca 5 kgs em 4 semanas sem esforço!". Além dos SPAMs, que chegam pela internet, também aparecem em dezenas de capas de revista mensagens parecidas – do tipo “como secar 3kg em um mês”. Esta avalanche de informações e notícias vitimizam frequentemente quem está em busca de um corpo melhor e mais magro.
O grande problema é que o obeso é um alvo fácil. “Desesperançoso pelas frequentes tentativas, muitas frustradas, de perder peso através de dietas por conta própria, que mal pode fazer tentar mais uma?”.

É aí que mora o perigo. “Os estudos mostram que quanto maior o número de tratamentos desse tipo (pior ainda se forem acompanhados de medicações vendidas sem orientação médica, mesmo que vendidas como naturais), menor a chance de, em longo prazo, ter uma estabilização após a redução do peso! Isso mesmo, o efeito sanfona começa assim, com promessas milagrosas, dietas radicais, muitas vezes sem um equilíbrio dos nutrientes ingeridos. Isso gera uma defesa do organismo, que leva à ativação de forças engordativas (hormônios, substâncias neuroquímicas), que entram em ação tentando fazer o corpo engordar de novo”.

É muito importante não embarcar em promessas milagrosas como as centenas que são espalhadas pelos mais variados meios de comunicação. “A perda gradual do peso, com uma dieta equilibrada, mesmo que necessite do uso de medicações precisam ser prescritas de modo responsável, por médico especialista endocrinologista”. O objetivo é uma melhor qualidade de vida, saúde, com um peso alvo factível e possível. “Essa é a melhor solução".

Suplementação proteica antes do Carnaval!





Bom dia!
O Carnaval está chegando e em muitas cidades do nosso país, os blocos e as escolas de samba já estão nas ruas atraindo os foliões. Para quem se preparou com antecedência para entrar na avenida com um corpinho sarado(ou até mesmo turbinado!), agora é só vestir a fantasia e curtir!
Para quem não teve tempo de malhar e ainda está com aqueles excessos do final do ano, ainda dá tempo daquela dietinha emergencial. Infelizmente, ganhar massa muscular na última hora é uma missão quase impossível, mas, correndo atrás do relógio, ainda se consegue dar uma secada nos poucos dias que ainda faltam.
Há alguns dias atrás, a Dra. Silviane, nossa endocrinologista, deu umas dicas de dieta para quem queria lutar até o último minuto para eliminar os quilinhos extras rapidamente. Hoje vamos falar de suplementação proteica para quem quer perder peso para ontem.
Existem no mercado uma variedade enorme de suplementos, cada um com uma finalidade diferente, mas hoje vamos dar apenas uma pincelada, para que você tenham uma noção do que dá para fazer esta semana, sem comprometer o pique. Porque quando falamos em dieta, normalmente incluimos restrições. E toda restrição pode levar a fraqueza e desânimo. Então, que tal, substituir?
Já é sabido que o ideal é que se faça várias refeições por dia, em intervalos de 3 horas, para manter o metabolismo acelerado. Havendo uma redução no aporte calórico dessas refeições, aliada a uma atividade física aeróbica mais intensa, a queima de gordura será inevitável. Para quem não tem tempo, uma opção excelente para substituir os lanches da manhã e da tarde ou até mesmo o jantar, são os suplementos proteicos. Basta misturar água e pronto!
Whey protein ou proteína do soro do leite é o mais popular dos suplementos. O whey isolado é praticamente isento de carboidratos e gorduras e pode ser uma excelente alternativa de substituição, com baixas calorias, mas alto teor proteico.
Existem muitos outros, alguns, inclusive, que devem ser orientados por um profissional habilitado.
E de nada adianta chegar no Carnaval com o corpinho em dia, mas com a saúde debilitada.





sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Xô, culote!!!



Bom dia!!!!
Hoje vamos falar sobre aquela gordurinha estrategicamente localizada para incomodar as mulheres: a dos culotes.  Perder gordura na região do quadril e das coxas, ou diminuir o culote, é um dos maiores desafios das mulheres que seguem firme um programa de treino. As medidas em outras áreas do corpo vão secando, mas a gordura localizada na lateral permanece, causando até uma certa desmotivação com o exercício.
Claro que dieta e atividades físicas aeróbicas contribuem para a redução de medidas também nessa região, mas a demora em se alcançar o resultado almejado faz com que muitas mulheres partam para outros métodos para eliminar o culote. Mesmo porque, para queimar essa gordurinha indesejável, o nosso organismo tende a queimar primeiro a gordura de outras áreas do corpo e muitas vezes, para que haja essa queima, a mulher precisa ficar muito mais magra do que ela gostaria.
A lipoaspiração dos culotes resolve este problema. Dependendo da quantidade de gordura a ser removida, o procedimento pode ser feito até mesmo sob anestesia local, sem necessidade da paciente ficar internada. Como não é uma região muito sensível, o retorno ao trabalho é praticamente imediato.
Inchaço na região e equimoses(aquelas manchas roxas) são comuns nos primeiros 15 dias de pós-operatório e a paciente deve usar uma malha compressiva prescrita pelo cirurgião, a fim de diminuir mais rápido o edema.
Caminhadascorridasandar de bicicleta e patinar são ótimos aliados na hora de eliminar a gordura, mas se, depois de tudo isso o culote ainda persistir e incomodar, a lipoaspiração pode ser uma solução prática e rápida.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Áreas da Endocrinologia! Você sabe de que forma o endocrinologista pode ajudar? Conheça, aqui, as áreas de atuação desse especialista:

 endocrinologia

Andropausa: Os hormônios masculinos podem diminuir quando o homem envelhece. Nesse caso, algumas pessoas podem sentir cansaço, diminuição da força muscular e disfunção sexual, necessitando da ajuda do especialista para fazer reposição hormonal.
Colesterol e Triglicerídeos: A alimentação errada e algumas doenças podem levar ao aumento do colesterol e dos triglicerídeos em adultos e crianças. Com um tratamento adequado, o risco de futuras complicações cardiovasculares é reduzido.
Crescimento: Uma criança saudável tem um crescimento normal. O crescimento deficiente ou excessivo pode ocorrer em função de alterações hormonais, nutricionais ou genéticas.
Diabetes: Se você tem excesso de peso, parentes com diabetes, hipertensão ou alterações de gordura no sangue, procure um endocrinologista. Você poder desenvolver diabetes! Mas se você bebe muita água, urina muito e perde peso pode estar diabético.
Distúrbios da Menstruação: Alterações do ciclo menstrual (falta de menstruação ou menstruação mais de uma vez ao mês) podem significar problemas hormonais. Por isso, necessitam de investigação e tratamento adequado.
Distúrbios da Puberdade: Crianças que desenvolvem precocemente pelos pubianos, odor axilar e desenvolvimento das mamas, apresentam distúrbios hormonais e necessitam avaliar a origem do problema. Os adolescentes que não desenvolvem essas características também necessitam de uma avaliação.
Doenças da Glândula Supra-Renal: Aumento de peso, estrias avermelhadas, pelos excessivos, pressão alta ou baixa, puberdade precoce, além do escurecimento da pele podem significar problemas na glândula supra-renal.
Doenças da Hipófise: Tumores da hipófise podem levar à presença de leite nas mamas, fora do período de amamentação, além de mudanças faciais, aumento do número do sapato, dores de cabeça e distúrbios da visão.
Excesso de Pelos: Mulheres com excesso de pelos na face (hirsutismo), acne ou amento da musculatura, podem estar com produção excessiva de hormônios masculinos.
Obesidade: A obesidade representa um risco para a saúde das crianças e dos adultos. O tratamento orientado pelo especialista evita uma série de complicações, como as cardiovasculares e as ortopédicas.
Osteoporose: Trata-se de uma doença endócrina. Dores nos ossos e fraturas frequentes podem significar enfraquecimento ósseo. Procure o seu endocrinologista. Ele pode diagnosticar e indicar o tratamento mais adequado.
Reposição Hormonal da Menopausa: A reposição hormonal é um tratamento eficaz, feito com hormônios iguais ao da própria mulher, para amenizar o desconforto e os riscos causados pela menopausa.
Tireoide: Nódulos ou aumento de volume do pescoço; nervosismo; insônia e alterações no ritmo intestinal; coração acelerado; perda ou ganho de peso;e excesso de frio ou calor podem revelar distúrbios da tireoide.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

MITOS E VERDADES SOBRE TIREÓIDE!


(1) Hipotireoidismo engorda.
Verdade: Parcialmente verdadeiro. Embora o ganho de peso seja uma das manifestações clínicas do hipotireoidismo, existem muitos portadores da disfunção da tireoide que não apresentam esta queixa. Quando ocorre, o ganho de peso é pequeno, de cerca de 2 Kg a 5 kgs e o tratamento reverte totalmente este efeito do hipotireoidismo.
(2) Hipotireoidismo causa depressão.
Verdade: Metade dos pacientes com hipotireoidismo apresentam sintomas depressivos e até mesmo depressão e um terço dos pacientes com depressão têm hipotireoidismo. Portanto pacientes com depressão devem ter a função tireoidiana avaliada.
(3) Hipotireoidismo faz perder cabelos.
Verdade: Tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo podem ser causas de queda de cabelo. O tratamento correto das doenças da tireoide pode corrigir a perda capilar.
(4) Hipotireoidismo atrasa o metabolismo.
Verdade: Pessoas com hipotireoidismo sofrem a redução da sua atividade metabólica. Sendo assim, o organismo gasta menos energia, além de reter mais sal e água, provocando o inchaço.
(5) Hipotireoidismo não afeta a qualidade de vida.
Mito: Se não tratado ou tratado de forma inadequada o hipotireoidismo vai alterar de forma importante a qualidade de vida, pois causa infertilidade, cansaço, sonolência, alterações humor e memória e ganho de peso o que com certeza prejudica o desempenho no trabalho, no lazer e atividade intelectual.
 (6) Hipotireoidismo só surge em mulheres.
Mito: O hipotireoidismo atinge pessoas de ambos os sexos e de todas as idades.
(7) Hipotireoidismo causa impotência sexual.
Verdade: A doença pode causar diminuição da libido, impotência e diminuição na quantidade de espermatozoides.
(8) Eu posso controlar o hipotireoidismo com alimentação.
Mito: Pacientes com hipotireoidismo podem se beneficiar de uma dieta mais específica para a redução de sintomas comuns à doença como inchaço, fadiga, enfraquecimento de unhas e cabelos, ao mesmo tempo em que ajuda na redução ou manutenção do peso. Porém, nenhum alimento, suplemento alimentar nem qualquer fórmula é capaz de substituir o tratamento clínico da doença.
(9) Mulheres com hipotireoidismo não podem engravidar.
Mito: Doenças da tireoide não tratadas podem levar a problemas de fertilidade em ambos os sexos. As pacientes que apresentam deficiência grave da tireoide, de duração prolongada, têm menor chance de engravidar ou, quando concebem, de manter a gravidez. Caso a mulher já tenha sido diagnosticada com hipotireoidismo e venha controlando a doença, as chances de engravidar e ter uma gestação saudável são iguais as de uma mulher que não tenha a doença.
(10) Tomar hormônio tireoidiano é bom para emagrecer.
Mito: Além de ser absolutamente contra-indicado para quem não tem hipotireoidismo, o usa do hormônio tireoideano para quem não tem hipotireoidismo faz perder massa magra. Isso significa que antes de eliminar a barriga, há uma redução da musculatura, o que leva à perda da força e à flacidez. Pior ainda é que o excesso de hormônios acelera a reabsorção do cálcio do osso, o que leva ao enfraquecimento do esqueleto, além de arritmias que podem ser até fatais.
(11) Hipotireoidismo reduz o desempenho físico.
Verdade: Devido à redução do metabolismo, quem sofre com o distúrbio da tireoide ‘funciona’ mais lentamente. Com isso, tanto as atividades físicas, especialmente em atletas profissionais, quanto o desempenho sexual e intelectual ficam comprometidos. Daí a dificuldade para trocar a caminhada pela corrida, por exemplo, e raciocinar ou tomar decisões mais rapidamente. A boa notícia é que a reposição hormonal reverte todos esses sintomas.
(12) Hipotireoidismo é muito perigoso durante a gestação.
Verdade: Para uma gravidez tranquila é essencial que a glândula funcione direito, especialmente nas 12 primeiras semanas, período em que alguns hormônios da futura mãe diminuem e outros passam a ser fabricados, a placenta começa a se formar e o bebê desenvolve seus principais órgãos. Por outro lado, a falta de cuidado com o hipotireoidismo pode causar parto prematuro, defeitos neurológicos, QI abaixo do normal, surdez e até aborto.

 

Lifting facial - deixando o rosto mais jovem, com mínimas incisões

Bom dia! Aproveitando a matéria do Dr. Willyan Inamine de ontem, trouxemos esse vídeo sobre lifting facial, em que ele é entrevistado pelo jornalista Tiago Mafessoni, para o Programa Sob Medida. Segue na postagem abaixo o vídeo da entrevista. Beijos a todos!

Lifting Facial - Arte e Plástica - Dr. Willyan Inamine

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Que tal um rosto com novos contornos?





Sabe aquele rosto perfeito, de capa de revista?
Mandíbula bem definida, malares proeminentes e nariz afilado são características que mais chamam a atenção quando se fala em harmonia facial.
Hoje convidamos o Dr. Willyan Inamine, também cirurgião plástico, especialista em Cirurgia Crânio-maxilo-facial pela Universidade de São Paulo, para falar um pouquinho sobre a remodelagem facial com implantes.
Melhorar contornos e definir ângulos são apenas alguns exemplos do que a Cirurgia crânio-facial pode fazer pela estética da face.

"O nosso contorno facial é resultado das características dos tecidos moles (pele, gordura e músculos) e da estrutura óssea. A cirurgia crânio-maxilo-facial nos permite alterar essa estrutura óssea e com isso proporcionar uma harmonização muito mais completa da face. Exemplos de pessoas com desarmonias esqueléticas faciais são: queixos compridos ou curtos, mandíbulas com contornos mal definidos e maçãs do rosto planas. O cirurgião plástico poderá utilizar vários recursos como implantes faciais ou mesmo cirurgias com mobilização óssea (osteotomias). Essas cirurgias poderão ser combinadas com a plástica no nariz (rinoplastia), plástica nas orelhas (otoplastia) ou mesmo com a diminuição de um rosto mais arrendondado, através da retirada da gordura da bochecha (bola de Bichat). Entre os implantes existentes no mercado, com certeza, o mais seguro é o Medpor, que é um produto que se integra ao organismo e simula uma estrutura óssea. Através de uma consulta com um cirurgião plástico especializado, a melhor técnica será escolhida para proporcionar uma melhor harmonia facial."




         Dr. Willyan Inamine

Ainda dá tempo de perder alguns quilos até o carnaval?!

Atividada Física em Nome da Saúde, Beleza e Bem Estar   Categoria: cuidados pessoais
Faltam poucos dias para a maior festa popular do Brasil e você ainda está na esperança de chegar ao Carnaval com alguns quilos a menos? Cá entre nós, ainda dá tempo de um plano emergencial para chegar ainda mais linda nesta data. Vamos deixar algumas dicas para você consiga perder peso e para que não perca a energia em nenhum momento. A idéia é tentar fazer uma dieta com baixo teor de carboidratos e rico em proteínas magras. O almoço e jantar devem ser repletos de saladas. Não importa o tipo de folha, varie o mais possível para não enjoar. "As carnes magras estão liberadas, sem exageros”. Leite desnatado, iogurte light e queijo magro entram no cardápio. Pode-se substituir temporariamente uma refeição principal por um shake proteico. Capriche nos temperos e diminua o sal, para prevenir a retenção de líquidos. Faça refeições de 3 em 3 horas, mantenha atividade física moderada diária. Estas dicas podem  ser seguidas por pessoas sem problemas de saúde e não deve ultrapassar 2 semanas sem orientação médica ou nutricional.

Alimentos que garantem disposição
Se durante os dias de preparação para a maior festa popular brasileira o lema é economizar calorias, durante os dias de folia a ordem é se divertir e se alimentar adequadamente para não perder o pique. Nesse caso, os carboidratos são o carro-chefe do Carnaval. Confira a seguir a lista de alimentos poderosos que você deve consumir:

·         Barra de cereais light
·         Barra de proteínas com baixo teor de gordura de 30 a 40 gramas
·         Picolé de frutas
·         Uva passa e frutas secas
·         Água de coco e água saborizada
·         Isotônico
·         Maçã
·         Chocolate meio amargo diet

Lembre-se de que o Carnaval dura quatro dias e o seu maior desejo é estar bela e saudável em todos os dias do ano!

 

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

0s 7 segredos das atrizes de cinema para um rosto sempre jovem



Bom dia, amigos do blog!
Vocês já devem ter reparado naquelas pessoas que estão sempre belas, mesmo com o avançar da idade. Modelos e atrizes de televisão e cinema são bons exemplos. Aí todo mundo se pergunta: isso é só genética? O que há por trás de uma pele sempre jovem e radiante? O que elas fazem para que os contornos da face estejam sempre bem definidos? A resposta está aqui!

1- Pele sem rugas - ontem falamos sobre a aplicação de toxina botulínica para amenizar as rugas de expressão. Quando iniciado precocemente, o tratamento também evita que outras rugas apareçam. Ou seja, além de combater as já existentes, a pciente previne o aparecimento de novas marcas na sua pele.

2- Volume facial - sabe-se que, com o avançar da idade, ocorre também uma perda no volume de várias estruturas da face, como, por exemplo, dos lábios e das maçãs do rosto. Existem no mercado vários tipos de preenchedores, sendo o mais conhecido mundialmente o ácido hialurônico. é uma substância que normalmente já existe na pele. Sintetizado em laboratório, ele pode ser usado para preencher depressões na face, como sulcos e rugas profundos, dar volume e melhorar o contorno dos lábios, bem como preencher os malares, trazendo jovialidade para a face.

3- Remodelagem facial - existem implantes faciais que são confeccionados a partir de material biocompatível, projetados para melhorar ou aumentar a estrutura física do seu rosto. O tipo e o tamanho precisos dos implantes mais adequados requerem avaliação dos objetivos de cada paciente, das características que deseja corrigir e da avaliação do cirurgião. Existem implantes para melhorar o contorno da região malar(maçãs do rosto), do queixo e da mandíbula, e até do dorso nasal.

4- Contorno facial - vocês já devem ter ouvido falar na cirurgia de lifting, ou ritidoplastia. Antigamente, essa cirurgia era feita com grandes incisões e descolamentos. Hoje, a melhor técnica para melhorar o contorno facial, é o mini-lifting. Feito quando a paciente apresenta pouca flacidez, as incisões são mínimas e o resultado fica super natural!

5- Qualidade da pele - falamos no item 2 sobre os preenchedores faciais. Existe uma linha de produtos, feitos com ácido hialurônico, ácido polilático e outras substâncias, que, quando injetadas na derme, camada mais profunda da pele, agregam moléculas de água e estimulam a síntese de colágeno e elstina. O resultado? Uma pele mais hidratada, de dentro para fora, com mais elasticidade e viço.

6- Textura da pele - os peelings são os procedimentos mais comuns para melhorar aquelas imperfeições que vão surgindo na nossa pele. Manchas escuras provocadas pelo sol e pela gestação, marcas deixadas pela acne, falta de elasticidade decorrente do envelhecimento são alguns dos problemas que podem ser resolvidos ou amenizados com os peelings. Existem os peelings químicos, onde se aplicam substâncias ácidas na pele, que promovem escamação e renovação das células e os peelings mecânicos, como a dermoabrasão, que, por atingirem camadas mais profundas, atenuam marcas que os peelings quimicos mais superficiais não conseguem atingir. E ainda temos outros recursos como o laser de CO2 e a luz pulsada, que também agem na remoção de manchas e na estimulação da produção de colágeno e elastina.

7- Fonte eterna da juventude - não se pode negar que a melhora da nossa pele e do nosso corpo como um todo começa pela boca. De nada adianta investir em tratamentos tópicos, se a alimentação for ruim. Uma dieta balanceada, com a ingestão adequada de proteínas, vitaminas e minerais é fundamental para manter a juventude. Suplementação às vezes é indicado, quando o paciente não consegue ingerir todos os alimentos necessários para manter o aporte proteico ou de vitaminas e minerais. Através de uma consulta médica e de alguns exames laboratoriais pode ser verificada a carência de determinados nutrientes e a reposição destes facilitará a manutenção de uma pele sempre jovem e bonita.






Entrevista da Dra. Carla Peterli sobre contorno corporal

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Obesidade!

 


A obesidade é uma doença crônica, que afeta um número elevado de pessoas por todo o mundo. Mas a opção por uma rotina alimentar saudável e a prática de exercícios físicos podem contribuir com a prevenção e tratamento. Confira agora as 10 Coisas que Você Precisa Saber sobre a Obesidade:
  1. A obesidade é caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal e pode acarretar graves problemas de saúde e levar até à morte. O Brasil tem cerca de 18 milhões de pessoas consideradas obesas. Somando o total de indivíduos acima do peso, o montante chega a 70 milhões, o dobro de há três décadas.
  2. Em muitos casos, a obesidade é diagnosticada através do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Ele é feito da seguinte forma: divide-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. De acordo com o padrão utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), quando o resultado fica entre 18,5 e 24,9, o peso é considerado normal. Entre 25,0 e 29,9, sobrepeso, e acima deste valor, a pessoa é considerada obesa.
  3. Existem três tipos de definições quando uma pessoa está acima do peso. O sobrepeso é quando há mais gordura no corpo do que o ideal para uma vida saudável. A obesidade se dá quando o acúmulo de gordura é muito acima do normal, podendo gerar até problemas graves de saúde. A obesidade mórbida é quando o valor do IMC ultrapassa 40.
  4. A obesidade é fator de risco para uma série de doenças. O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, além de problemas físicos como artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula.
  5. A obesidade pode, também, mexer com fatores psicológicos, acarretando diminuição da autoestima e depressão.
  6. São muitas as causas da obesidade. O excesso de peso pode estar ligado ao patrimônio genético da pessoa, a maus hábitos alimentares ou, por exemplo, a disfunções endócrinas. Por isso, na hora de pensar em emagrecer, procure um especialista.
  7. Para o diagnóstico de obesidade, médicos podem usar fatores de risco e outras doenças para terem a noção da gravidade da situação do paciente. Por exemplo, apnéia do sono, diabetes mellitus tipo 2 e arteriosclerose são doenças que indicam a necessidade urgente de tratamento clínico da obesidade.
  8. Segundo consta na Lei 11721, assinada em junho de 2008, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 11 de outubro é Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. A data havia sido criada, há cerca de dez anos, pela Federação Latino-Americana de Obesidade, porém reconhecida, em 1999, pelo Governo Federal e instituída no Brasil, na época, com o nome de Dia Nacional de Combate à Obesidade.
  9. A prevenção contra a obesidade passa pela conscientização da importância da atividade física e da alimentação adequada. O estilo de vida sedentário, as refeições com poucos vegetais e frutas, além do excesso de alimentos com fritura e açúcar se refletem no aumento de pessoas obesas, em todas as faixas etárias, inclusive crianças.
  10. Está comprovado que relacionamentos sociais e romances são menos frequentes entre obesos, já que eles saem menos de casa devido a diminuição da autoestima. Agora, uma vez existindo o relacionamento, a obesidade pode interferir no relacionamento sexual. Ela está relacionada à redução da testosterona, o que pode levar a redução de libido e a problemas de ereção nos homens. Já nas mulheres, existe uma redução dos níveis de hormônio feminino e aumento no nível dos masculinizantes. As mulheres têm aumento de pêlos, irregularidade menstrual e falha na ovulação. As chances de todos esses problemas se resolverem, com uma perda de peso na ordem de 10%, são bem grandes.

Toxina Botulínica? Sim, por favor!


Todo mundo já ouviu falar do famoso Botox. Na verdade, este é um dos nomes comerciais da Toxina Botulínica, usada mundialmente como o melhor tratamento para as rugas de expressão.

As rugas da face podem ser divididas em dinâmicas(quando aparecem mediante contração da musculatura) e estáticas(quando estão presentes, mesmo em repouso). A injeção da toxina botulínica é feita diretamente na musculatura da face, promovendo um relaxamento desses músculos, e com isso, a diminuição ou até mesmo a eliminação completa das rugas de expressão.
Fantástico, não é?
Claro que não são todos os pacientes que se beneficiam com esse tratamento. O ideal é procurar um profissional experiente e conversar sobre o que pode ser feito em cada caso.
Rugas de expressão na testa, no contorno dos olhos e da boca, no pescoço... ou seja, várias áreas podem ser tratadas(e melhoradas!) com a aplicação dessa toxina. E se o tratamento for iniciado numa fase em que as rugas ainda não estão muito marcadas, pode-se inclusive prevenir que estas se tornem mais visíveis com o passar do tempo.
www.arteeplastica.com.br

Cirurgia íntima - Dra Carla Peterli - Arte e Plastica

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Socorro!!! Preciso emagrecer urgente!!!









Quem nunca passou por este drama que atire a primeira pedra! A maioria das mulheres sonha em emagrecer rapidamente e já pensou em aderir a alguma medida extrema para emagrecer: uma dieta à base de líquidos, uma desintoxicação, um exercício capaz de derreter as gordurinhas. Em situações extremas, essas e outras estratégias podem ser usadas par a mudar o corpo quase da noite par a o dia. A maioria delas promete uma perda de até 3 quilos em duas semanas, mas precisa ser descontinuada depois desse período, para que não haja nenhum prejuízo à saúde. Então, ao passar o dia "D", será preciso voltar à única fórmula capaz de garantir a perda de peso definitiva: dieta balanceada + exercícios. Estamos combinadas?
 

Medidas extremas para perder peso rapidinho!!!

  • Diminua os carboidratos do cardápio
  • Tome chá emagrecedores (chá verde e chá branco)
  • Experimente usar proteína isolado do leite (whey protein) após os exercícios e uma proteína lenta (tipo caseína ou yogurte grego) 30 minutos antes de dormir
  • Aposte nos petiscos e kits lights
  • Pratique exercícios aeróbicos e gaste o máximo de calorias possíveis
  • Troque uma refeição por um shake
  • Tente uma dieta liquida 1 vez por semana