Translate

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Erros cometidos na Musculação pelos Iniciantes!


 


A musculação não é um esporte como outro qualquer, ele é único, é diferente, e é ai que muitos iniciantes acabam cometendo erros que podem ser prejudiciais para o corpo. A inexperiência dos iniciantes aliado a falta de acompanhamento profissional adequado faz com que esses erros sejam ainda maiores. Pensando nisso, vou listar 5 erros comuns que quase todo iniciante comete, e dizer qual o correto a se fazer.

TREINAR MUITO

Na musculação menos é mais! Não adianta ficar 2 horas na academia ou treinar duas vezes ao dia, treine uma vez por dia, 4 a 5 vezes por semana.

TREINAR APENAS ALGUNS MÚSCULOS

Existem pessoas que gostam de treinar somente o peito e o bíceps, mas se só treinar seus músculos preferidos provavelmente você vai acabar ficando desproporcional. Outra coisa comum são pessoas que não gostam de treinar as pernas, o que é um absurdo, já que alguns exercícios de perna trabalham todo o corpo, como por exemplo, o agachamento.
Se o seu treino for 5 vezes por semana, distribua seu corpo por esses dias, tenha uma rotina de treino definido. Conforme o tempo passar, você vai mudar o seu treino, pegar pesado, usar novos equipamentos, mas sempre treinando todo o corpo em simultâneo.

NÃO SE ALIMENTAR CORRETAMENTE

A alimentação adequada chega a ser responsável por até 80% dos resultados da musculação. Comer muitas proteínas, carboidratos de boa qualidade e gorduras saudáveis é muito importante. Se você não comer corretamente, você simplesmente vai fazer musculação, gastar seu dinheiro, e não vai obter resultados.

PEGAR MAIS PESO DO QUE SUPORTA

O ideal não é pegar muito peso, mas pegar o suficiente e fazer os exercícios corretamente. Se você fizer os exercícios de qualquer jeito, além de ganhar algumas dores, não vai ter os resultados esperados.
Pegue peso de acordo com aquilo que você agüenta no momento. Os exercícios devem ser concentrados, lentos, bem feitos, os músculos devem fazer a força, e não seu corpo. 

FALTA DE PACIÊNCIA

Não entre na academia achando que em 2 ou 3 meses vai estar com o abdômen trincado, ou com seu bíceps de dar inveja. Ter paciência é essencial. A luta é dura, e apesar de ver resultados logo nos primeiros meses, o corpo trincado é mais demorado.
De olho nas dicas, vamos treinar corretamento para obter os resultados esperados!



terça-feira, 29 de abril de 2014

Como queimar mais gordura?





Você sabe porque é importante acompanhar a frequência cardíaca durante os exercícios? Você sabe quais vantagens de fazer isso? E o que é mais eficaz para queimar a gordura: correr ou caminhar rápido? Para responder estas questões vamos falar um pouco de frequencia cardíaca máxima e exercícios.
Frequência cardíaca máxima (FCmax)
Usa-se como medidor de batimentos cardíacos durante a prática esportiva a frequência cardíaca máxima (FCmax) que resulta da subtração da sua idade ao número 220. Por exemplo, se você tem 30 anos, a sua FCmáx será 190.
Então é  óbvio que quanto maior a sua idade, menor será o valor da frequência que lhe permite treinar em segurança. Se 180 batimentos são aceitáveis em um jovem de 20, esse mesmo número em um quarentão despreparado pode causar problemas cardíacos, uma vez que é o valor máximo permitido.
Faixas de frequência cardíaca em atividades físicas:
Apesar de existir um monte de gráficos que ajudam a determinar a faixa da frequência cardíaca de acordo com a idade, eu recomendo que você calcule pessoalmente a sua faixa (zona) e que memorize os respetivos valores.
Zona de aquecimento — de 50 a 60% da FCmax
Zona de atividade — de 60 a 70%
Zona aeróbia — de 70 a 80%
Zona de resistência — de 80 a 90%
Zona de esforço máximo — de 90 a 95%
Relação entre esforço e frequência cardíaca
A zona de aquecimento (de 95 a 114 batimentos por minutos para 30 anos) é a recomendada para esforços físicos leves. A zona de atividade (de 114 a 133 para 30 anos) enquadra a faixa de frequência cardíaca ideal para treinos de força e para exercícios de queima de gordura.
A zona aeróbia (133 – 152) é recomendada no treino para desenvolver a potência do músculo cardíaco. A zona de resistência (152 – 171) desenvolve o sistema respiratório por conta da respiração muito rápida. A zona de esforço máximo (171 – 180) é perigosa e é permitida só por curtos períodos intervalos e é onde ocorre gasto predominante de carboidratos.
O que você ganha em conhecer a sua frequência cardíaca?
Digamos que você decidiu treinar na zona de resistência, que para você fica na faixa entre os 150 e os 170 batimentos por minutos. Na sua essência, para o corpo não importa como você atinge essa frequência, se é correndo ou andando rápido. No entanto, na caminhada o impacto nas articulações é menor.
É claro que aguentar 30 min de caminhada rápida é mais fácil do que 30 min de corrida, e o efeito é o mesmo para a queima de gordura. Além disso, saber o ritmo ajuda a não entrar na zona de esforço máximo e não sobrecarregar o coração. Para medir o ritmo utilize monitores de frequencia cardíaca. Se gasta mais gordura na zona de queima de gordura?
A afirmação de que treinos na assim chamada “zona de queima de gordura” gastam mais gordura não está totalmente correta. Na realidade, nesse caso o corpo simplesmente alcança um percentual alto de gasto energético à custas da gordura corporal (preferencia por uso de gordura), mas queima menos calorias.
Em trinta minutos de treino com uma frequência entre 60-70% da Fcmax, o corpo consome 146 calorias, das quais 73 (50%) vêm da gordura. Mas em trinta minutos do mesmo treino a 80-90% da Fcmax, o corpo gastará 206 calorias, das quais apenas 82 (40%) vêm da gordura.
Como queimar mais gordura no treino?
A ideia de que se deve treinar com frequência cardíaca na zona dos 60-70% da FCmax para queimar efetivamente a gordura não é consensual. Sim 50% das calorias que você gasta são da gordura, e com a frequência de 80-90% da FCmax apenas 40% serão, mas o número em si de calorias no segundo caso é maior.
Por outro lado, 60 minutos de treino a 60-70% da FCmax são mais eficazes do que 20 minutos a 80-90%. É óbvio que uma explosão (digamos 5 minutos de corrida no pique) não é tão importante como a duração geral do treino. Portanto para perder peso o melhor são treinos mais longos com FCmax entre 60-70%.
Treinar sem saber a frequência cardíaca
Quando você treina sem um monitor de frequência, não consegue saber em qual zona de esforço se encontra. Você pode estar correndo quando, na realidade, uma caminhada rápida seria suficiente, ou pode ainda acabar treinando com poucos resultados e devagar.
Conhecer a frequência cardíaca ajuda definitivamente a aumentar a eficácia do exercício. Além disso, muitos daqueles que tentam emagrecer rapidamente começam a correr muito e com muita velocidade, beirando a zona de esforço máximo. 
Determinar a frequência cardíaca durante o treino é essencial para não sobrecarregar o corpo ou, pelo contrário, não fazer um treino leve demais. Mas se lembre que é importante observar as calorias: 300 calorias perdidas em meia hora de corrida equivalem a uma barra de proteínas. Portanto de nada adianta correr e depois comer demais, certo?







segunda-feira, 28 de abril de 2014

Você sabe quantas calorias você gasta durante a atividade física?


Quando se fala de gasto calórico em aulas ou em qualquer outro tipo de atividade, deve-se levar em conta alguns fatores como: idade, peso corporal, estatura e nível de condicionamento. Para atividades predominantemente aeróbias há um gasto calórico aproximado de 5 Kcal para cada litro de oxigênio consumido.
Claro que a pessoa sempre gasta alguma energia sempre, mesmo quando está dormindo. Se ficar na cama por 24 horas sem fazer nada, gasta em torno de 1.600 Kcal (para uma pessoa de 70 kg). O gasto calórico pode ir de 1,2 kcal/min em repouso para mais de 20 kcal/min durante o esforço vigoroso. A atividade física tem o maior efeito nas necessidades de energia, a caminhada queima aproximadamente 5 kcal/min e a corrida 15 kcal/min. A ingestão calórica diária deve ser proporcional ao consumo calórico. Se sua ingestão calórica diária exceder o seu gasto calórico, você ganhará peso. Do contrário, seu peso será mantido.

GASTO CALÓRICO DA ATIVIDADE EM KCAL (Calculado para uma pessoa de 70 kg):



Andando de bicicleta: 180 a 300/hora
Balé: 8 kcal/min
Basquete: 10 kcal/min
Boxe: 11 kcal/min
Caminhada: 5,5 kcal/min
Caminhar: 240 kcal/hora
Ciclismo: 6 kcal/min
Corrida: 500 a 900 kcal/hora
Dança de Salão: 3,5 kcal/min
Esqui na neve: 7,5 kcal/min
Futebol: 9 kcal/min
Ginástica aeróbica: 6 kcal/min
Ginástica olímpica: 6 kcal/min
Golfe: 3 kcal/min
Handebol: 10 kcal/min
Hidroginástica: 6 kcal/min
Jiu-jitsu: 12 kcal/min
Jogar futebol: 580 kcal/hora
Judô: 12 kcal/min
Mountain bike: 12 kcal/min
Musculação: 5 kcal/min
Natação: 9 kcal/min
Natação: 500 kcal/hora
Remo: 11 kcal/min
Squash: 13 kcal/min
Surfe: 8 kcal/min
Tênis: 8 kcal/min
Vôlei: 6 kcal/min
Portanto vamos gastar calorias!
 
 


quarta-feira, 16 de abril de 2014

Dançar para Gastar Calorias!



Procurando uma alternativa para fazer exercícios e emagrecer fugindo da tradicional academia? A sugestão então é dançar. Dançando é possivel queimar de 500 a mil calorias por hora, sem colocar o pé em uma esteira. O site iVillage listou 10 tipos diferentes de danças para você perder alguns quilinhos sem perceber.
Dança do ventre
A dança do ventre envolve teatro e sedução, mas a mistura rítmica dos quadris, abdômen, peito, ombros, braços e costas deixam o treino mais pesado. A dança usa todos os músculos do núcleo do corpo com o mínimo esforço sobre as articulações, por isso é perfeito para pessoas de todas as idades ou aquelas que tem alguma lesão. Fazer dança do ventre também pode ser uma ótima maneira de fortalecer os músculos das costas, minimizando a dor lombar. Para começar você só precisa de algumas músicas e um lenço para amarrar em torno dos quadris.
Burlesca
Uma espécie de strip tease elegante, a dança burlesca ajuda a perder peso enquanto você lança a sua roupa. Existem diferentes trabalhos abdominais durante os exercícios. Dançar de salto alto também ajuda a desenvolver alguns músculos nas pernas que você não sabia que tinha. Muitos estúdios de dança e academias de ginástica oferecem a dança burlesca, mas se preferir, pode compiar os movimentos de um DVD. Use o bom senso se você for um novato. Se um movimento parece muito pesado no uso do pescoço ou das articulações, deixe de fora da sua coreografia.
Ballet
Dançar ballet ajuda a treinar a força e resistência de uma só vez. A sustentação e os movimentos graciosos permitem construir a força muscular e a resistência, e os saltos queimam as calorias. Enquanto os braços e as pernas da bailarina estão em movimento, o abdomem e as costas ficam responsáveis pela força e equilíbrio. A maioria dos estúdios de dança oferece aulas para adultos iniciantes com exercícios que focam na flexibilidade e no trabalho muscular.
Zumba
A zumba é o melhor treino para queimar calorias e tonificar os braços. A dança, inspirada nas coreografias latinas, combina alta energia coreográfica com sequências repetidas, ideal para dar forma aos músculos das pernas e glúteos. Muitas academias e estúdios de dança oferecem aulas de Zumba. Outra opção é praticar a dança em casa, usando jogos de videogame.
Bhangra
Esta dança tradicional da Índia foi originalmente criada para comemorar a colheita e marcos das comunidades, mas ela também pode ajudar quem quer entrar em forma. Os movimentos do Bhangra consistem em o encolher de ombros e levantar o joelho de forma bastante elevada. Como a dança é levada ao som de um tambor, chamado de dhol, é possível melhorar o equilíbrio.
Salsa
Animar a sua rotina de exercícios com um brilho latino pode ajudar a desenvolver força e resistência, além de criar planos para um sexta-feira a noite, por exemplo. As sequências de passos esculpem as pernas e os glúteos. Além disso, a salsa ajuda a manter uma boa postura, fortalecendo a parte superior do corpo. Você queima muitas calorias durante a aula porque é uma dança bastante enérgica. É importante procurar uma academia porque as coreografias feitas para casais.
Dança africana
A dança africana mistura alongamento, fortalecimento e respiração. O estilo e o ritmo são baseados onde a dança se originou e as formas de danças afrricanas, muitas vezes, envolvem trabalhos com as pernas e quadril. Todos os movimentos criados a partir das batidas dos tambores ajudam no fortalecimento dos glúteos e das coxas. Muitas academias oferecem dança aeróbica com inspiração africana.
Dança de salão
Esta é uma ótima forma para ficar em forma. A dança de salão é perfeita para casais mais velhos ou fora de forma. A coreografia exige que as pessoas ocupem toda a sala de dança com reviravoltas e uma postura impecável. Ela ajuda a melhorar o equilíbrio e a coordenação.
Hip Hop
O Hip Hop combina elementos de jazz com movimentos de dança de rua. Movimentos típicos ajudam a soltar o pescoço, ombros e quadris, dão equilíbrio e, muitas vezes, são acrobáticos. Muitos dos passos são feitos com os joelhos dobrados. Treine bastante e mostre seus dotes para os amigos.
Sapateado
O sapateado é uma mistura da dança irlandesa com passos do oeste africano, chamados gioube. Todos as batidas de pés ajudam a queimar gordura. A dança faz bem para o coração, resistência, força e equilíbrio geral. Além disso, mantendo o controle de todas essas combinações, a coreografia ajuda a trabalhar a memória e coordenação. Se você não quer começar as aulas em uma academia, treine em casa copiando qualquer ritmo que ouvir batendo os pés e as palmas das mãos.

Dançar é uma delícia, integra pessoas, gera um novo meio social e ainda ajuda emagrecer! So let's Dance!



quinta-feira, 10 de abril de 2014

CIRURGIA BARIÁTRICA É MAIS EFETIVA PARA O TRATAMENTO DO DIABETES EM OBESOS DO QUE O TRATAMENTO MEDICAMENTOSO INTENSIVO!



 

Foi publicado em março de 2014 na revista NEJM (New England Journal of Medicine) o resultado do seguimento de 3 anos dos pacientes diabéticos obesos com controle inadequado da doença que foram submetidos a cirurgia bariátrica comparados a pacientes submetidos a tratamento clinico intensivo. O estudo mostrou superioridade do tratamento cirúrgico em relação ao tratamento conservador, como já havia sendo mostrado em publicações anteriores com seguimento a curto prazo (1 e 2 anos de seguimento).

 Após 3 anos de seguimento os pacientes que estavam sendo tratados apenas com remédios perderam cerca de 4 Kgs enquanto os submetidos a bypass gástrico perderam 26 kgs (média) e os submetidos ao sleeve gástrico 21.3 Kgs, além  disso a Hba1c (hemoglobina glicada), cuja meta no tratamento do Diabetes é permancer menor que 7, ficou em 8.4 no grupo do medicamento e em 6.6 nos pacientes operados.

Com base neste artigo podemos afirmar que o melhor tratamento hoje disponível para o tratamento do DM2 em obesos, pelo menos a curto prazo, é a cirurgia bariátrica.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Hormônios são culpados pela eterna briga com a balança?


 

Quando uma pessoa perde peso, especialmente com dietas restritivas, existe uma tendência forte de recuperar o peso perdido. Isso provavelmente ocorre por um desbalanço entre os hormônios que controlam o apetite.
Depois do emagrecimento o organismo altera a produção de hormônios: pela perda de reservas de gordura acaba reduzindo o metabolismo e, ao mesmo tempo, promove uma forte vontade de comer mais para suprir as reservas. Ou seja, o desejo de emagrecer não vence a ordem química que diz: coma mais.
Os Hormônios:
GRELINA
A grelina é produzida no estômago e no intestino e sinaliza, no cérebro, a vontade de comer.

LEPTINA
A leptina avisa ao cérebro que já existe um excesso de gordura acumulada e que está na hora de moderar a ingestão de comida.

Os níveis do hormônio grelina aumentam bastante após a perda de peso, e continuam aumentando meses após a pessoa ter emagrecido. Por outro lado, os níveis do hormonio leptina, caem após o emagrecimento, diminuindo a sensação de saciedade.
Então quando as pessoas perdem peso, a reação natural dos hormônios contra-reguladores é fazer com que elas recuperem esse peso. Pessoas que recuperam o peso não devem se culpar tanto, já que comer é o nosso instinto mais básico. É necessário encontrar uma solução para a obesidade mantendo um tratamento continuo para evitar o reganho de peso!

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Qual a melhor prótese para mim?


Bom dia, amigos do blog!
A matéria de hoje vem responder a uma dúvida muito importante quando a paciente quer fazer uma cirurgia de prótese mamária. Qual o tamanho ideal para mim? Qual o formato mais adequado ao meu biotipo? 
Bem, antes de mais nada, falaremos sobre todas as opções existentes no mercado.

Dentre as próteses REDONDAS, existem vários tipos de perfis, desde o perfil BAIXO, que são aquelas que possuem uma base mais larga, até o perfil SUPER ALTO, que teria uma base menor e mais projeção para frente, passando pelos perfis MODERADO e ALTO. Para se ter uma noção melhor, basta imaginar uma lata de atum e uma lata de cerveja . Ambas possuem 300ml, porem uma é mais alta e estreita enquanto a outra é mais baixa e larga.
As próteses de perfil ANATÔMICO ou "EM GOTA", tem sua parte superior menos projetada para frente e a parte inferior mais bojuda, justamente para dar um contorno mais natural às mamas. É mais indicada para pacientes bem magrinhas e que não desejam um colo muito projetado.
 A escolha do tipo de perfil de prótese de silicone ideal para cada paciente é uma decisão tão importante quanto a escolha do tamanho da prótese de silicone, pois o perfil da prótese de mama é que será o responsável pelo formato das novas mamas. Uma intercorrência muito comum é o contorno da prótese de silicone muito evidente nos colos, principalmente no meio do colo (“próteses marcadas”). Isso ocorre geralmente quando a paciente diz ao cirurgião plástico que desejaria mamas mais unidas. Ocorre que o descolamento medial para inclusão de prótese de silicone nos seios, nunca deve ultrapassar o limite do tecido mamário, ou seja, mamas separadas, continuarão separadas, talvez um pouco menos, mas ainda assim, separadas. E mamas que são unidas no centro ficarão um pouco mais unidas após a cirurgia de implante de prótese de silicone. 
Deve-se sempre respeitar o limite de área da glândula mamaria .Tal fato deve ser explicado para a paciente para que a mesma não tenha uma expectativa diferente e além da realidade que pode ser oferecida.
Talvez a dúvida mais frequente das pacientes em relação a cirurgia plástica de aumento dos seios, seja qual o tamanho e forma ideais de prótese que ela devera colocar.  Esse realmente é um dos pontos mais delicados da cirurgia de implante de prótese de silicone.
O cirurgião avalia o perfil físico, psicológico, cicatrização e principalmente a proporcionalidade das formas de cada paciente, indicando a melhor prótese para cada biotipo. Mas por fim, o desejo da paciente deve sempre ser respeitado, ou seja, a decisão deve ser de certa forma democrática, porém com limitações, tentando sempre alertar a paciente quanto a possíveis exageros.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

RISCO DO USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES E VITAMINAS!

Para os atletas de plantão (me incluo nesta) surge uma preocupação crescente a respeito do consumo dos suplementos e vitaminas usados muitas vezes diariamente por quase todos nós,  após publicacão de artigo na revista Nejm (New England Journal of Medicine) em 02/04/2014 sobre relato de complicações hepáticas e até morte em usuários de termogênicos e intoxicação por selênio em usuários de polivitamínicos vendidos nos Estados Unidos legalmente (e muitos deles vendidos também aqui no Brasil), além disso outro artigo foi publicado na JCEM (Journal of clinical endocrinology), em dezembro de 2013 sobre morte de um homem de 35 anos após uso de suplementos alimentares por envenenamento por arsênico contido nos suplementos  que o mesmo fazia uso.
Segundo artigo do NEJM existem derivados anfetamínicos em alguns suplementos (muitas vezes que nem são declarados) e alguns deles não tem sequer estudos em humanos.  Além disso muitos rótulos tem informações erradas, omitindo dados importantes principalmente em relação a segurança do uso dos produtos.
Todas estas notícias causam receio e preocupação, tanto como usuária de alguns suplementos tanto quanto prescritora, pois ficamos em dúvida do que é seguro e realmente benefício e não maléfico  para a saúde.
Acho que o momento é de alerta, portanto antes de usar qualquer suplemento ou vitamina consulte seu médico, não arrisque sua saúde, prefira sempre proteínas isoladas, aminoácidos isolados, de marcas confiáveis, evite as misturas que estão sujeitas a maior risco de contaminação e de conter produtos não declarados, use apenas vitaminas prescritas e não use nada, nada mesmo por conta. Tenha cuidado principalmente com termogênicos, suplementos pré treinos e hipercalóricos. Na dúvida, não exite em procurar seu médico.

CONHEÇA O SEU CIRURGIÃO


A boa comunicação entre médico e paciente é fundamental para o sucesso da cirurgia plástica e obtenção de bons resultados, sempre com base em metas realistas.
Alguns pontos que devem sem abordados durante a conversa com o cirurgião:
• É membro ativo da SBCP?
• Foi treinado especificamente na área de cirurgia plástica?
• Quantos anos de treinamento em cirurgia plástica tem?
• Em quais hospitais/clínicas atua?
• Esta cirurgia é adequada para mim?
• Como será feita a cirurgia ? Onde?
• Quanto tempo é o período de recuperação? Que tipo de ajuda precisarei?
• Quais são os riscos e complicações associadas ao procedimento?
• Como serão contornadas as complicações?
Confiança é primordial para um bom relacionamento. e um bom relacionamento é a base para que tudo dê certo!
A sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica disponibiliza em seu site, um espaço para que os pacientes possam pesquisar sobre o seu cirurgião.
Acesse: www.cirurgiaplastica.org.br e saiba mais sobre o seu médico.

quarta-feira, 2 de abril de 2014




A matéria de hoje no nosso Blog é sobre uma importante pesquisa realizada na UOPECCAN, instiuição esta que trata do cancer e fica na cidade de Cascavel, que revela diminuição na morbidade do tratamento para o câncer de mama.
Foi publicada na semana passada (27 de março) no World Journal of Surgical Oncology, uma revista científica de alcance internacional e indexada no Pubmed, pesquisa realizada com 200 pacientes portadoras de câncer de mama e tratadas na UOPECCAN durante os anos de 2007 a 2011.
A pesquisa “Morbidade após dissecção convencional de linfonodos axilares em pacientes com câncer de mama” foi coordenada pelo médico mastologista Emerson Wander Silva Soares e envolveu outros profissionais da área de cirurgia (Dr. Luis César Bredt e Dr. Hildebrando Massahiro Nagai), quimioterapia (Dr. Ademar Dantas da Cunha Jr. e Dr. Reginaldo José Andrade) e radioterapia (Dr. Géser Vinícius Silva Soares). O objetivo da pesquisa foi avaliar os efeitos colaterais tardios do tratamento no braço e ombro do mesmo lado da cirurgia, como: alterações da sensibilidade (amortecimento), limitação de movimentos, dor e linfedema (inchaço).
Os resultados demonstraram que a linfadenectomia axilar convencional ainda está associada a efeitos colaterais indesejáveis como dor (27.5%), limitação de movimentos (24%), amortecimento (53%) e inchaço do braço (3.5%). A boa notícia foi que a porcentagem de pacientes que desenvolveram inchaço do braço observada neste estudo (3.5%) esteve bem abaixo da média descrita na literatura que é de 21%. Uma possível justificativa para esse resultado é que o tratamento cirúrgico está mais conservador. “Já não se faz cirurgias tão radicais como se fazia antigamente. Hoje é possível conservar os tecidos sadios e preservar as pacientes. Com isso, conseguimos oferecer os mesmos resultados do ponto de vista de eficiência no tratamento, com menos efeitos colaterais”, explica o mastologista Dr. Emerson Wander Silva Soares.
Um dos pontos também observados é de que este tipo de pesquisa é inédita na região oeste do Paraná. “Por mais que já existam pesquisas sobre esse tema em outras partes do mundo, é importante conhecermos a nossa realidade no tratamento para as pacientes com câncer de mama”, finaliza o mastologista.
A pesquisa completa, está disponível no site da World Journal Of Surgical Oncology: http://www.wjso.com/content/12/1/67#
Foto: Dr. Emerson Wander Silva Soares, coordenador da pesquisa
Morbidity after conventional dissection of axillary lymph nodes in breast cancer patients

terça-feira, 1 de abril de 2014

Quantas vezes por semana devo fazer exercícios?


Para a atividade física ter efeito significativo sobre a saúde, é necessário suar a camisa e dedicar algum tempo para isso, a clássica caminhada apenas 3 vezes por semana comprovadamente não é o suficiente.
Os exercícios devem ser praticados pelo menos cinco dias por semana, com intensidade de moderada a intensa, e dois dias devem ser dedicados a atividades de fortalecimento muscular; além disso, não vale incluir nessa conta a limpeza de casa ou a ida a pé ao trabalho: os exercícios devem ser um adicional às atividades do dia-a-dia.
Para quem achou esse ritmo puxado, saiba que esta é a meta mínima. Quem quer emagrecer precisará malhar ainda mais. Para os iniciantes o recomendado são 150 minutos por semana de atividade aeróbica leve/moderada + 2 vezes por semana de musculação, para os que já estão praticando normalmente atividade física o ideal é tentar manter cerca de 300 minutos por semana + fortalecimento muscular 2 ou 3 vezes por semana.
Claro que não há uma fórmula que valha para todo mundo, sem levar em conta características individuais. Cada um tem o seu tempo e o seu limite. O mais importante é a regularidade e a persistência!