Translate

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Eu posso Tomar Leite???



O leite é um alimento amplamente disponível, de baixo custo, com boa palatabilidade. Além disso, tem alto valor nutritivo, o que se deve principalmente ao seu alto conteúdo de aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais, tornando-o um componente muito útil em nossa alimentação diária.



O leite contém uma grande variedade de nutrientes essenciais ao crescimento e manutenção de uma vida saudável. Além de energia e proteína, ele é rico em cálcio, sendo um dos principais minerais da prevenção da osteoporose. O desenvolvimento tecnológico permite-nos, hoje, melhorar ainda mais seu valor nutricional, através do enriquecimento de ferro, vitamina D.

Benefícios do Leite



· Cálcio: ajuda a construir ossos fortes, além de possuir 8 tipos de vitaminas e minerais essenciais.

· Proteína: ajuda no crescimento corporal (tecidos corpóreos) e desenvolvimento cerebral.

· Vitaminas A, B12 e D: mantêm o crescimento regular das células e do sistema imunológico, no regulamento do fluxo sanguíneo e sistema nervoso e promove a absorção do cálcio, minerais e fósforo.

· Potássio: equilibra os fluídos corporais e pressão sanguínea.

· Fósforo: ajuda a gerar energia para células do corpo.

· Niacina: faz com que o corpo mantenha a funcionalidade normal das enzimas, ajudando o organismo a processar os açúcares e ácidos graxos.

· Caseína: A caseína é uma proteína do leite que merece menção especial, pois possui liberação lenta dos aminoácidos, favorecendo o anti-catabolismo e a síntese proteica durante muitas horas. Esse recurso é bastante utilizado para uma alimentação que favoreça o ganho de massa muscular.


Existe uma grande variedade de leites comercializados, preparados de diferentes maneiras. O leite mais comum é o leite da vaca, por isso é importante conhecer o que significam as classificações:

· Tipo A: A ordenha é mecânica e o leite é encaminhado para um tanque onde é aquecido e logo após resfriado. Também é conhecido como leite pasteurizado. Contém mais gordura que proteína.

· Tipo B: A ordenha pode ser manual ou mecânica. As produtoras permanecem em estábulos e o leite ao ser retirado é resfriado em uma temperatura de até 4ºC.

· Tipo C: A retirada do leite pode ser manual ou mecânica. As produtoras ficam livres em pastos e, após a ordenha, o leite é encaminhado a locais rústicos onde é resfriado antes de ser levado para as usinas.

· Uht: O leite é submetido a um processo de ultrapasteurização para destruir qualquer micro-organismo. O leite é aquecido em alta temperatura e em seguida é resfriado.

· Longa Vida: O leite é submetido ao processo Uht e colocado em embalagens assépticas protegendo o leite de qualquer contaminação. Normalmente não há adição de conservantes.

· Teor de gordura: pode ser integral (cerca de 3% de gordura), semidesnatado (de 2,9% a 0,6% de gordura), ou desnatado (com até 0,5% de gordura).


Leite: “vilão ou mocinho”?

A maioria dos pesquisadores afirma que o leite deve ser utilizado sim, e que é muito importante para uma alimentação saudável, mas uma minoria, que não pode ser ignorada, condena totalmente o uso do leite.

Intolerância à Lactose

O leite de vaca pode sim contribuir para desencadear processos inflamatórios em organismos mais sensíveis. Um alimento que é bom para um indivíduo não será necessariamente bom para outro. Algumas pessoas portadoras, por exemplo, de algumas doenças auto-imunes podem melhorar após retirada do leite da dieta. 

Existem exames específicos também que podem detectar se você é ou não intolerante a lactose. Se você se sente mal ao tomar leite, mesmo que não tenha intolerância diagnosticada, pode ser que, na verdade, você tenha algum grau de intolerância. Por isso é importante ficar atento a sinais e sintomas das alergias e intolerância ao leite, quando consumir leite e seus derivados.


Enfim, assim como com qualquer outro alimento, você deve sempre buscar se observar e se conhecer: se tomar leite te faz bem, continue. Se notar que te causa algum desconforto, é sempre melhor evitar.


terça-feira, 26 de agosto de 2014

Benefícios da vitamina B12

A vitamina B12 pode ser considerada a vedete das vitaminas, tanto por sua importância quanto por sua excentricidade. Também chamada de cobalamina, tem uma estrutura química complexa, é a única que contém um elemento inorgânico— o mineral cobalto — como parte de sua composição. Nenhuma planta ou animal é capaz de fabricá-la, apenas alguns micro-organismos como as bactérias podem produzi-la. Esses microorganismos estão presentes em certos alimentos de origem animal como carnes vermelhas, principalmente o fígado, frango, peixes, ovos e produtos lácteos. Portanto, os produtos de origem animal são fundamentais para garantir bons níveis de vitamina B12. Depois de produzida, a B12 ainda precisa ser aproveitada pelo organismo. Para isso, o sistema digestório deve estar em boas condições fisiológicas, com produção adequada de ácido clorídrico, enzimas pancreáticas e fator intrínseco. Fator intrínseco é uma proteína produzida exclusivamente pelas células do estômago e ajuda na absorção de nutrientes.

Seu papel para o metabolismo é fundamental. Ela é essencial tanto para o crescimento quanto para a divisão celular. Além disso, essa vitamina atua na produção de eritrócitos. Além da participação da B12 na fisiologia normal do corpo ela pode também ter um papel importante no tratamento de algumas doenças. Estudos indicam que altos níveis no sangue diminuem os sintomas de depressão. Há também a comprovação de que níveis adequados de B12 no organismo reduzem os episódios de asma em crianças. Para os idosos, a vitamina desempenha um papel ainda mais marcante. Um estudo realizado pelo Departamento de Fisiologia, Anatomia e Genética da Universidade de Oxford (GB), comprovou que os idosos que apresentam altos níveis de vitamina B12 são seis vezes menos propensos a apresentar diminuição B12 protege contra o que podemos chamar de“encolhimento” do órgão típico do envelhecimento, que leva à redução de certas funções cognitivas, como perda da memória.
 
Fique atento, quem é vegetariano ou os que foram submetidos a cirurgia bariátrica devem fazer exames regulares para controle da vitamina B12, além disso usuários crônicos de algumas medicações como a Metformina também devem ter seus níveis de vitamina B12 verificados.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Malhação contra a depressão!


MALHAÇÃO CONTA A DEPRESSÃO!!! 

Cerca de meia hora diária de exercícios já é o bastante para que uma pessoa não se sinta em depressão. Esse é o resultado de um estudo realizado pela Universidade de Berlim, Alemanha, que constatou que os exercícios físicos não são bons apenas para o corpo, mas também para a cabeça.  A depressão é uma doença grave, considerada o "mal do século", e se não for adequadamente tratada, pode levar a vários outros transtornos, bem como acelerar o desenvolvimento de muitas outras doenças. 

Durante dez dias, os pesquisadores alemães submeteram pacientes que sofriam de depressão e que estavam em tratamento medicamentoso havia nove meses, a sessões diárias de meia hora de caminhada na esteira. A melhora foi significativa para vários desses participantes, dispensando assim o uso dos remédios anti-depressivos, famosos por seus efeitos colaterais. 

Como já era comprovado, a atividade física libera vários hormônios no cérebro, que impedem a pessoa de cair em depressão. Exercitando-se, há um aumento na disposição, na melhora do humor e da autoestima.

A atividade física como passatempo, por si só, já é um avanço no tratamento da depressão. Isso porque a pessoa se sente engajada numa tarefa que lhe é prazerosa, e vê seu tempo sendo preenchido por essa tarefa.


quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Correndo Sua Primeira Meia Maratona!



Está começando a temporada das corridas mais importantes do Brasil, e entre elas a mais popular entre os Atletas Amadores mais experimentados é a meia maratona, principalmente pela sua distância respeitável , sendo uma corrida longa o suficiente para ser desafiadora, mas não exigindo o tempo de treino e o esforço super intenso como para correr uma maratona.

Para os corredores de primeira viagem algumas dicas podem ser importantes antes de encarar este desafio:

1- Corra Regularmente: você tem que estar pronto para correr os 21km, portanto o seu corpo tem que se acostumar com o movimento da corrida, aprendendo progressivamente a lidar com o estresse causado pela corrida.
Com os treinos há também melhora a capacidade aeróbia além de criar a confiança que você vai precisar para completar bem a prova.
Para isso corra 3 - 4 vezes por semana, aumentando os km não mais que 1.6km por semana, o ideal quando se decide (ou antes, de se decidir) correr uma meia maratona é que se consiga correr confortavelmente 10km.

2- Assuma uma rotina: O treino para um meia deve ser consistente, tenha um plano, identifique os momentos da sua semana que você tem certeza que vai ter tempo para correr, perder alguns treinos não vai afetar o seu desempenho, mas perder vários pode afetar.
Siga um plano específico para uma meia maratona, Se você consegue correr 17-18 km você está pronto para a sua primeira meia.

3- Corra de forma eficiente, preste atenção nos sinais que o corpo manda, e varie sempre nos treinos, fazer o mesmo percurso na mesma velocidade não vai melhorar o seu condicionamento físico apenas manter o nível que você já tem.
 
Inclua sempre treinos variados para sair da zona de conforto, incluindo o que chamamos de corridas chave.

Corridas chave são os tipos de corrida que devem ser inclusas nos treinamentos para qualquer tipo de prova para se alcançar bater um recorde de tempo e estar preparado para a distância almejada.

Corridas longas, ou longão: É neste tipo de corrida que se acumula glicogenio muscular e prepara-se adequadamente a musculatura para completar bem a prova. Esse treino é feito numa velocidade confortável e controlada na qual se consegue manter uma conversa.

Corridas longas com treinos de tempo controlado: Nestas corridas se adicionam alguns km correndo no tempo que se quer fazer a prova, no meio da corrida. 

Corridas com ladeiras: Esta é uma ótima forma de fortalecer as pernas e aumentar a capacidade aeróbica.

Corridas tempo (ou de pace controlada): Esse tipo de corrida deve durar entre 30-60 minutos e deve ser feita usando 75% do seu máximo, isso quer dizer que ao fazer esse tipo de treino você deve correr numa velocidade um pouquinho mais alta (pace) que você deseja correr a meia maratona, uns 5s ou 10s por km mais rápidos dependendo do seu condicionamento.

Treino de intervalo: Esse tipo de corrida intercala períodos no qual se corre lentamente com outros que se corre de forma intensa. 

Incluir um treino variado na preparação de uma meia maratona vai fazer com que você sinta o seu corpo mais forte e que o seu progresso seja visível, não esqueça de incluir também um treino funcional ou de musculação pelo menos 2x na semana para fortalecer os músculos e completar o seu treino. Boa Sorte e boas corridas!

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Você sabe porque você pode ter deficiência de Vitamina D!

1. A vitamina D é produzida pela pele em resposta à exposição e radiação ultravioleta da luz solar natural.



2. Os saudáveis raios de luz solar natural que geram a vitamina D em sua pele não atravessam o vidro e, por isto, seu organismo não produz vitamina D quando você esta no carro, escritório ou em sua casa.

3. É muito difícil conseguir quantidades adequadas de vitamina D a partir da dieta.

4. Quanto maior a distância da linha do Equador e o lugar onde você vive, pior será a síntese de vitamina D.

5. Pessoas com a pigmentação escura da pele podem precisar de 20-30 vezes mais exposição à luz solar do que pessoas de pele clara para gerar a mesma quantidade de vitamina D.



6. Níveis suficientes de vitamina D são essenciais para a absorção de cálcio. Sem vitamina D suficiente, seu corpo não pode absorver o cálcio, tornando os suplementos de cálcio inúteis.


7. Mesmo filtros solares fracos (FPS = 8) bloqueiam em 95% a capacidade do seu corpo de gerar vitamina D. É por isto que o uso constante de protetores solares provocam deficiência crítica de vitamina D.



8. A exposição à luz solar não gera a produção excessiva de vitamina D em seu corpo, porque ele se auto-regula e produz apenas a quantidade que necessita.

9. A vitamina D é "ativada" pelos rins e fígado, antes de ser usada pelo organismo e, por isto, doenças renais ou hepáticas podem prejudicar muito a ativação da vitamina D circulante.

10. Algumas substâncias denominadas "antioxidantes" aceleram muito a capacidade do organismo para lidar com luz solar, sem que ela nos provoque danos, também permitem que você fique exposto ao sol duas vezes mais tempo sem danos. Um exemplo de tais antioxidantes é a astaxantina, poderoso "filtro solar interno". Outras fontes de antioxidantes similares são algumas frutas (açaí, romã, mirtilo, etc.), algumas algas e alguns crustáceos do mar (camarão, "krill")


quarta-feira, 13 de agosto de 2014

A hora certa para a lipoaspiração


Mesmo pessoas jovens e que se exercitam regularmente podem se incomodar com a gordura localizada e nestes casos só a lipoaspiração pode afinar e dar o toque final na silhueta almejada.

As mulheres tem mais facilidade para acumular gordura nas nádegas e culotes devido à ação hormonal do estrógeno. O organismo feminino faz isso para tornar a silhueta cheia de curvas e manter um armazenamento de gordura a ser usado como energia extra numa possível gravidez e amamentação. Nos homens, a ação hormonal é distinta gerando acúmulo biológico de gordura mais na área abdominal.
Com o envelhecimento e em algumas doenças, a desproporção do corpo se deve não apenas ao excesso, mas também à escassez de volume. É como se houvesse uma migração da gordura de um lugar para outro. Nestas situações, a lipoescultura se encontra indicada para restaurar a jovialidade aumentando o volume onde é necessário e retocando o seu excesso. 
A lipoescultura refaz a silhueta do corpo da mulher, deixando-a com mais curvas e mais feminina; no homem, ajuda no equilíbrio da masculinidade, com um contorno corporal mais proporcional e sem excessos. 
 

Não existe milagre

Muitos pacientes podem encarar a cirurgia plástica de contorno corporal como uma solução para a gordura indesejada e até mesmo como meio de perder peso. Este entendimento é errado e deve ser esclarecido pelo médico durante a consulta. Existem indicações precisas para este tipo de cirurgia.
De maneira geral, podemos dizer que os seguintes pacientes podem ser submetidos à cirurgia de lipoaspiração e lipoenxertia: 
  • Pacientes com peso ideal ou até 20-30% acima do peso ideal
  • Pacientes saudáveis que não tenham contraindicações médicas para serem submetidos a procedimento cirúrgico
  • Pacientes emocionalmente estáveis, otimistas e realistas com a limitação do procedimento. É preciso saber que pode ser necessário novo procedimento para se retirar o excesso de pele pendente
  • Pacientes que sigam à risca a orientação médica pós-operatória e venham ao consultório sempre que solicitados. É preciso estar preparado para eventual intercorrência.
Portanto, pacientes que não se enquadram nas situações acima podem não necessitar de lipoaspiração. Ela pode ser desnecessária, pois não é o tratamento ideal para o paciente. 
Em primeiro lugar, o paciente que deseja melhorar o contorno corporal deve ser norteado por endocrinologista, nutrólogo, nutricionista e instrutor de academia capacitado. Todos esses profissionais vão se atentar a trazer mais saúde para o paciente por meio da introdução de hábitos saudáveis em sua vida. Com essa sistemática, muito da gordura que está "dentro da barriga" poderá ser diminuída. Essa gordura é responsável por doenças como pressão alta, entre outras. Com a manutenção desse novo estilo de vida saudável, a gordura de "fora da barriga", culotes, flanco e outros lugares indesejados, começa a ser perdida. 
No entanto, a perda dessa gordura externa tem um limite diferente para cada pessoa. Quando se atinge esse limite, ou seja, nem com alimentação saudável e a prática regular de exercícios consegue eliminar a "gordurinha indesejada", aí a cirurgia plástica pode ser a única alternativa para ajudar a complementar a nova silhueta corporal. Dessa maneira, percebemos que a lipoaspiração é o último recurso nesta jornada pela estética corporal e foca apenas na retirada de excesso de gordura localizada. 
O entendimento do melhor momento para se fazer a cirurgia plástica só é feito durante a consulta médica com seu cirurgião plástico, que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Ele vai nortear se é necessário perder mais peso antes do procedimento ou se você já está apta(o) para a lipoaspiração e suas variantes. O bom profissional deve aconselhar o momento correto de se fazer a cirurgia, visando sempre o bem estar e saúde do paciente. Quando necessário, pode-se solicitar exames complementares para averiguar a quantidade de gordura corpórea; isto pode ajudar no entendimento de como a gordura se distribui no corpo do paciente e a maneira que vai diminuindo (ou não) com os hábitos saudáveis adotados. 
Para que a cirurgia de lipoaspiração seja segura, existe um consenso de que o total de gordura a ser lipoaspirado não pode ultrapassar 7% do peso do paciente. Outro fato a ser obedecido pelo médico é que a soma das regiões a serem operadas não pode representar mais do que 40% da área corporal. Portanto, dependendo do caso, pode não ser aconselhável fazer lipoaspiração em várias áreas do corpo no mesmo tempo cirúrgico. 

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Volte a ter o corpo anterior à gravidez em seis meses!


Depois que o bebê nasce começa uma grande contagem regressiva na cabeça das novas mamães para voltar a ter o corpo de antes. As estrias, as manchas no rosto, a flacidez, o inchaço e os quilos a mais costumam constar no pacote de reclamações mais comuns. A amamentação e os cuidados com a criança precisam ser levados em conta antes de iniciar qualquer tratamento. É importante entender o processo pós parto para que os resultados do tratamento sejam melhores, cada etapa é importante para retornar ao corpo de antes da gestação.

Primeiro mês 

Nos primeiros 45 dias pós-parto, todo o corpo da mulher passa por readaptações: saindo do estado de grávida e passa para o estado de lactente. Os inchaços das pernas e das mãos aos poucos desaparecem. Nesta fase, a pele da barriga, das mamas, das coxas e do bumbum pode adquirir aspecto flácido, com acentuação das estrias. Aplique cremes emolientes à base de óleos vegetais (amêndoas e macadâmia, por exemplo) diversas vezes ao dia,eles reduzem a quantidade de estrias e aliviam a flacidez no pós-parto. Nesta hora você já deve estar fazendo uma dieta bem certinha, mas sem deixar de ingerir líquidos suficientes para manter amamentação e as calorias mínimas necessárias para a recuperação pós parto, calcule em média 30 calorias por Kg de peso ideal somando mais ou menos 200 a 300 calorias para mamães em amamentação exclusiva.

A alimentação deve ser equilibrada e natural, sem restrições importantes, porém sem excessos de alimentos ácidos e condimentados, que podem prejudicar o leite. É uma fase de repouso de atividades físicas, portanto nada de se exceder. A perda de peso nesta fase é intensa, chegando-se a atingir em média 70% de perda do peso ganho durante toda a gestação.

Segundo mês 

A perda de peso continua. Em geral, mulheres que ganharam até 12 quilos durante a gestação tendem a voltar ao peso de antes a partir deste momento. A não ser que haja alguma complicação, a rotina de exercícios físicos pode ser, aos poucos, retomada.

Alguns peelings e a aplicação de aparelhos de radiofreqüência estão geralmente permitidos a partir desta fase, desde que conduzidos por um dermatologista. Os melasmas, tendem a sumir naturalmente após 60 dias do parto. Para acelerar o tratamento, filtros solares e cremes clareadores à base de ácidos podem ser indicados.

Terceiro mês

Os exercícios de musculação para a parede abdominal devem ser reforçados nesta fase. Isso ajuda no combate à flacidez abdominal. Exercícios aeróbios, combinados à amamentação, também agem no controle do peso ideal.

A aplicação de aparelhos de laser, de Luz Intensa Pulsada (LIP) usados para depilação, rejuvenescimento, tratamento de manchas no rosto e vasinhos de rosto e pernas está permitida, aliviando vestígios deixados pelos inchaços e outros problemas de circulação sanguínea.

Quarto mês 

A distensão uterina nos nove meses de gestação leva a uma flacidez do abdômen, que pode levar de quatro a seis meses para ser corrigida. Com exercícios físicos, sessões de drenagem e uma alimentação balanceada é provável que, a partir deste mês, você retome a barriga anterior à gestação.


Quinto mês 

Nesta fase, seu corpo já está acostumado aos exercícios. Além de ganhar mais tônus muscular, é possível observar ganho de força. As manchas tendem a sumir.

Sexto mês

Nos seis meses pós-parto a maioria das mulheres apresenta queda fisiológica e intensa dos cabelos. Mas não é que eles passam a cair demais nesta fase: ao contrário, durante a gravidez, as mudanças hormonais causam uma espécie de bloqueio na perda capilar, que deixam de cair na quantidade adequada. Algumas mulheres, entretanto, têm queda mais acentuada, sendo necessária uma avaliação do dermatologista e do endocrinologista para regular qualquer variação hormonal mais intensa.  

Sétimo mês 

Passado este tempo, seu corpo e o rosto já devem ter voltado aos padrões de antes. Quem parou de amamentar pode pensar em tratamentos que incluem aplicação de toxina botulínica e de preenchedores cutâneos, no combate às rugas na face. O útero também já regrediu à forma mantida antes da gravidez e, caso tenha seguido um plano de treino, nem a flacidez incomoda mais.


Claro que nem todas as pessoas são iguais e algumas podem demorar um pouco mais para a recuperação plena pós maternidade, caso isso esteja ocorrendo com você procure seu endocrinologista que ele poderá te ajudar em sua plena recuperação pós maternidade. Boa Sorte!

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

O Que Você Precisa Saber sobre Pé Diabético!


Infecções ou problemas na circulação nos membros inferiores estão entre as complicações mais comuns em quem tem diabetes mal controlado. Calcula-se que metade dos pacientes com mais de 60 anos apresente o chamado “pé diabético”.

Essas alterações podem causar neuropatia; úlceras; infecções; isquemia ou trombose. Elas ocorrerem, em geral, quando as taxas de glicose permanecem altas durante muito tempo. Se não for tratado, o pé diabético pode levar à amputação. Cerca de 70% das cirurgias para retirada de membros no Brasil têm como causa o diabetes mal controlado.
Manter a taxa glicêmica sob controle e fazer exames regulares são fundamentais para evitar tais complicações.

A pessoa com pé diabético tem sintomas como: formigamentos; perda da sensibilidade local; dores; queimação nos pés e nas pernas; sensação de agulhadas; dormência; além de fraqueza nas pernas. Esses sintomas podem piorar à noite, ao deitar. Normalmente a pessoa só se dá conta quando está num estágio avançado.

A prevenção é a maneira mais eficaz de evitar a complicação. A medida principal é manter os níveis da glicemia controlados; exame visual dos pés, diário; e avaliação médica periódica.

Pacientes com diabetes devem ser submetidos, regularmente, a uma avaliação dos pés e também devem examinar seus pés diariamente. Deve-se verificar a existência de frieiras; cortes; calos; rachaduras; feridas ou alterações de cor. Uma dica é usar um espelho para se ter uma visão completa. O paciente deve avisar de imediato o médico sobre eventuais alterações.

É preciso manter os pés sempre limpos, e usar sempre água morna, e nunca quente, para evitar queimaduras. A toalha deve ser macia. Mantenha a pele hidratada, mas sem passar creme entre os dedos ou ao redor das unhas.

Use meias sem costura. O tecido deve ser algodão ou lã. Evitar sintéticos, como nylon.

Antes de cortar as unhas, o paciente precisa lavá-las e secá-las bem. Para cortar, usar um alicate apropriado, ou uma tesoura de ponta arredondada. O corte deve ser quadrado, com as laterais levemente arredondadas, e sem tirar a cutícula. Recomenda-se evitar idas a manicures ou pedicures, dando preferência a um profissional treinado, o qual deve ser avisado do diabetes. O ideal é não cortar os calos, nem usar abrasivos. É melhor conversar com o médico sobre a possível causa do aparecimento dos calos.

É melhor que os pés estejam sempre protegidos. Inclusive na praia e na piscina.

Os calçados ideais são os fechados, macios, confortáveis e com solados rígidos, que ofereçam firmeza. Antes de adquiri-los, é importante olhar com atenção para ver se há deformação. As mulheres devem dar preferência a saltos quadrados, que tenham, no máximo, 3 cm de altura. É melhor evitar sapatos apertados, duros, de plástico, de coro sintético, com ponta fina, saltos muito altos e sandálias que deixam os pés desprotegidos. Além disso, recomenda-se a não utilização de calçados novos, por mais de uma hora por dia, até que estejam macios.

Adaptado Site Sbem



terça-feira, 5 de agosto de 2014

SUA PELE É O QUE VOCÊ COME


Beleza não põe mesa, mas está à mesa. A alimentação balanceada, além de fazer bem à saúde, ajuda a tornar as pessoas mais bonitas e atraentes. A cada dia são descobertos novos benefícios em alimentos que transformam a pele, os cabelos e as unhas em fortes aliados da beleza.
A pele é resultado da sua alimentação. Os nutrientes que estão presentes no corpo, vão nutrindo sua pele. Portanto, se a alimentação não é saudável, a pele não terá acesso a esses nutrientes que poderiam deixá-la muito mais bonita.
Para se ter uma pele bonita e hidratada nada melhor do que aproveitar os alimentos considerados mais leves. A alimentação mais saudável para a pele é aquela balanceada, rica em fibras, vegetais crus, frutas, legumes, leite e derivados magros. Além de possuírem importantes vitaminas e minerais que neutralizam radicais livres, esse alimentos contém fibras que melhoram o funcionamento do intestino.
Os alimentos também contribuem na hora do bronzeado. Quem deseja ter uma coloração dourada deve ingerir alimentos como cenoura, mamão papaia, abóbora e brócolis. Esses alimentos têm betacaroteno, que ajudam a prolongar o bronzeado.
Acne
Ter uma pele lisinha, livre de acne, é o que muitas mulheres desejam. Mas isso depende também de um bom ritual alimentar. A oleosidade da pele e o surgimento da acne são problemas de inúmeras causas. As alterações hormonais são as principais responsáveis, principalmente na adolescência. Apesar disso, a boa alimentação, associada a um estilo de vida saudável, pode amenizar o problema.
A alimentação mais recomendada para evitar a acne são os vegetais crus, frutas, legumes, leite e derivados magros.
Beber muito líquido é uma outra boa medida para manter a pele hidratada. Isso porque a hidratação se dá de dentro para fora.
Os alimentos ricos em açúcar e gorduras são os principais causadores de acnes. Evitar o consumo de alimentos ricos em gordura saturada, como carne bovina e suína, carboidratos e chocolates são dicas fundamentais para se ter uma pele saudável, pois esse tipo de gordura favorece a obstrução das glândulas sebáceas, piorando as lesões da acne.
Envelhecimento
A alimentação exerce um papel importantíssimo na estética facial e corporal. 
Confira abaixo alguns hábitos e atitudes diárias que poderão ajudar na sua prevenção:




  • Manter uma alimentação saudável, equilibrada a base de frutas, legumes, verduras e carnes brancas, evitando alimentos gordurosos e industrializados;





  • Evitar ou reduzir o consumo de açúcar (sacarose) e de açúcar simples (devido seu efeito nefasto sobre o sistema digestivo e pela sua ação acidificante no sangue tende a criar problemas cutâneos, principalmente quando combinado com alimentos muito gordurosos, que impede a pele de respirar adequadamente);





  • Ingerir cerca de 2 litros de água por dia ajuda a hidratar a pele de dentro para fora, além de purificar o organismo;





  • Praticar atividade física ao ar livre, pois ajuda a levar sangue e nutrientes à pele e tonificando os músculos;





  • Dormir em média 8 horas de sono todas as noites;





  • Evitar o fumo. Fumar destrói a vitamina C, que mantém as fibras de colágeno presas à pele e a pele presa ao tecido adiposo subjacente, além de aumentar os radicais livres no organismo;





  • Evitar bebidas alcoólicas;





  • Limpar, tonificar e hidratar a pele no mínimo 2 vezes ao dia adequados ao seu tipo de pele;





  • Utilizar filtro solar, mesmo em dias nublados ou chuvosos;





  • Fonte: maisequilibrio.com.br
  • segunda-feira, 4 de agosto de 2014

    Você conhece farinha de coco?

    O coco tem diversos derivados mas o produto que tem se tornado queridinho de quem quer emagrecer é a farinha de coco! Esse alimento é produzido a partir da polpa da fruta, ou seja, a parte branca e gordurosa. Mas parte da gordura é retirada antes do processo de desidratação, o que faz com que ela tenha um percentual menor desse macronutriente. Tem se atribuído a esse alimento propriedades como aumentar a saciedade, melhorar o intestino ou mesmo combater o diabetes.



    A principal característica desse alimento é que ele mistura fibras com gorduras. Mas, por mais que a maior parte da gordura do coco seja saturada, ou seja, não tão amiga da nossa saúde, grande percentual dela é composta pelos triglicérides de cadeia média, que são metabolizadas direto no fígado, se tornando energia mais rapidamente e não se acumulando posteriormente no tecido adiposo.



    A farinha de coco é rica em fibras, substâncias que têm algumas repercussões no corpo que podem nos ajudam a perder peso. Quando essas substâncias entram em contato com a água no sistema digestivo, se tornam um gel volumoso. Ele aumenta a distensão do estômago e promove maior saciedade e nos impede de exagerar nas refeições.



    Além disso, esse gel envolve o bolo alimentar, o que torna a liberação da glicose mais lenta na corrente sanguínea, reduzindo a vontade por carboidratos por algum tempo. Com menos glicose sendo liberada de uma vez, o pâncreas produz menos insulina, hormônio responsável por colocar esse
    açúcar para dentro das células e que também estimula que a gordura seja depositada no tecido adiposo, diminuindo nosso acúmulo de "massa gorda".

    Não há uma quantidade recomendada fixa para a farinha de coco, mas para conseguir os benefícios sem abusar das calorias, experimente consumir entre uma e duas colheres de sopa ao dia, o que equivale a até 20 gramas.

    A farinha de coco pode ser consumida diretamente com iogurtes, frutas, batida com um suco ou fazer parte de uma granola saudável. Ela também pode enriquecer receitas de pães e bolos.

    Ela é muito usada pelos celíacos para substituir a farinha de trigo em algumas preparações, geralmente misturada a outras farinhas. E se engana que pensa que seu sabor adocicado a impede de participar de massas salgadas. Na verdade, ela acaba por substituir também a pitada de açúcar que colocamos nessas receitas.

    Não há contraindicações ao uso da farinha de coco, mas o ideal é consumi-la com o aval de um especialista, para que a quantidade de gorduras saturadas que ela possui seja adequada à sua dieta.

    Por ser um alimento rico em fibra, o consumo excessivo pode gerar desconfortos como gases e problemas abdominais. Além disso, é preciso ter um bom consumo de água, ou pode haver um favorecimento da constipação. Por fim, o coco é um alimento gorduroso, e o consumo exageradoda farinha pode levar ao aumento de peso.