Translate

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Entendendo o efeito Sanfona!





Muitas pessoas travam uma verdadeira luta com a balança e quanto mais fazem dieta, mais se deparam com o efeito sanfona. A restrição alimentar leva a perda de peso a curto prazo, mas estas mudanças geram uma baixa taxa de sucesso a longo prazo. Menos de 20% dos adultos que perdem peso são capazes de manter esta redução por 1 ano. 1/3 dos que emagreceram tendem a retornar ao peso dentro do 1° ano e a maioria reganha em 3 a 5 anos. Após cinco anos de peso mantido, diminui a chance de voltar a ser gordinho. Se o peso for mantido por 2 anos, o risco de reganho fica em torno de 50%. 

O cérebro recebe sinais das nossas células, relacionados aos estoques de energia (longo prazo) e a disponibilidade de nutrientes (curto prazo) e, baseado nos sinais integrados, ajusta balanço energético com o objetivo de manter estoque de gordura e estado nutricional. Quando emagrecemos, diminuem os níveis de leptina e de insulina (hormônios que marcam a quantidade de gordura corporal) e a mensagem enviada por eles para o cérebro é: “o estoque de energia diminuiu”! O que leva a aumento de apetite, para repor estoque, e a diminuição do gasto energético, para que haja economia. 

Além disso, dietas restritivas em obesos diminuem o tamanho das células de gordura e não a quantidade. Enquanto a quantidade total de gordura declina, a capacidade máxima de estocar energia se mantém a mesma, assim sendo, o cérebro avisa que as reservas estão baixas e que o tanque não está cheio. 

Contudo o papel da insulina e leptina é mais complexo já que reflete os estoques de gordura só quando há balanço energético. Quando o desbalanço ocorre, leptina e insulina refletem o estado metabólico (anabolismo ou catabolismo) do tecido adiposo, ou seja, se ele vai depositar ou mobilizar energia. 

Quando se super alimenta novamente, leptina e insulina aumentam conforme o peso é ganho. Contudo, quando se permite comer a vontade após a dieta, tanto leptina, quanto insulina sobem muito mais rápido do que quando o excesso de peso foi perdido. A leptina é maior durante a perda de peso do que quando estabiliza o peso reduzido, e, apenas um dia de excesso alimentar já aumenta insulina (o que ajuda a engordar) e normaliza 80% da redução na leptina. Assim, se continuar comendo muito, há reganho de peso. 

Em resposta ao déficit energético após perda de peso, alteram-se substâncias que agem no hipotálamo, favorecendo aumento de peso (neuropeptideo Y, AgRP, proopiomelanocortina, hormônio liberador de corticotropina), enquanto no encéfalo, diminui a sensação de saciedade, gerando aumento do tamanho da refeição (também via hormônios do intestino). Também acontecem mudanças na microbiota do intestino, que podem ser melhoradas com uso de probióticos na própria alimentação, como o iogurte.

Os obesos que emagreceram exibem respostas de imagem neural a estímulos de comida que favorecem motivação e impulso de comer e muitas vezes, isso se resolveu com administração de leptina. Outro efeito constatado foi: menor nível de adrenalina e de hormônios tireoidianos com aumento na produção de cortisol, o que desacelera o metabolismo. 

Estas alterações são menores ou transitórias nos estágios iniciais de perda peso, outro motivo para se esforçar muito para manter peso nos primeiros tempos após emagrecimento. Usa-se muitas vezes uma regrinha fácil, que sugere que cada quilo emagrecido, corresponderá a um mês de peso mantido. Por exemplo, se um indivíduo perdeu 20 quilos, após 20 meses de peso mantido, diminui o risco de reganho de peso. 

Pontos que ajudam a manter o peso perdido:


1. Aderir a altos níveis de atividade física (equivalente no mínimo a uma hora por dia).



2. Seguir uma dieta de baixa caloria e principalmente ingerir pouca gordura.



3. Tomar café da manhã.



4. Monitorar seu próprio peso, no mínimo semanalmente, para que pequenas oscilações sejam percebidas.



5. Não vale abusar demais nos finais de semana e feriados, senão todo controle alimentar da semana vai por água abaixo. Variar no máximo 2 quilos de peso protege você de engordar tudo de novo.



6. Estado emocional favorável.



O caminho é escolher ser magro e estar disposto a incorporar um novo estilo de vida, com bons hábitos alimentares, longe do sedentarismo e perto do bom humor e alegria!


quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Projeto verão??? Não!!! Quero um projeto para a vida toda!


Três meses pra chegar oficialmente o verão!!! Maaaaasssss.... como moramos num país de clima bem quente, o solzinho começa a mostrar a sua força já na primavera. E a nossa pele começa a ficar mais exposta: pernas e braços à mostra, vitrines com as cores da estação, biquínis saindo do closet.
E agora?
PRE-PA-RA!!! Ainda dá tempo de usar shorts, mini-saias e aqueles biquínis lindos que já estão nos paquerando!
E sabe qual o maior problema disso tudo? Estamos sempre pensando no "PROJETO VERÃO"... todo ano é a mesma coisa! Por que não pensar num projeto para a vida toda?
Dietas restritivas demais são para aquela EMERGÊNCIA, aquela festa de ultima hora, aquela sessão de fotos... 
O ideal, como todos já sabemos, é fazer da dieta um estilo de vida. Ou seja, alimentar-se da forma mais saudável possível o ano todo, para não desesperar às vésperas do verão.
Os conselhos são simples e as dicas de alimentos e exercícios são adaptáveis para quem já está colocando a culpa de estar fora de forma na falta de tempo.
Diminuir as porções de comida pela metade traz resultado perceptível, principalmente em relação aos carboidratos. Incluir os fins de semana na dieta também vai promover um resultado bem mais eficaz. Introduzir verduras e legumes no cardápio só trará benefícios. Não só porque têm baixas calorias, mas as hortaliças em geral são desintoxicantes e ajudam a acelerar o metabolismo.
E bora mexer o corpitcho??? Caminhada para quem está partindo do zero e caminhada ou corrida associados a exercícios simples, como abdominal e agachamento, para quem já tem alguma prática, vão turbinar a queima calórica. Apenas 1 hora de dedicação já faz grande diferença. As pessoas não se programam para aproveitar o dia. Por que não, aos poucos, colocar o relógio para despertar, 5 ou 10 minutos mais cedo? Esse tempo pode ser revertido em subir e descer escadas no lugar de usar o elevador, ou descer um ponto antes ou depois do local de trabalho e fazer uma breve caminhada até lá.
Depois que se coloca como rotina a prática de exercícios e uma dieta saudável, as mudanças no nosso corpo passam a ser cada vez mais visíveis. E aquele biquíni maravilhoso???? Ficará ainda mais perfeito se você estiver se sentindo bem dentro dele!!!


segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Qualquer dieta funciona! Será?

Uma pesquisa recente concluiu que, em curto prazo, métodos que pregam restrição de carboidrato ou de gordura são igualmente eficazes para perda de peso.

De tempos em tempos, uma nova dieta ganha adeptos com a promessa de ser mais eficaz do que as conhecidas até então. De acordo o estudo, porém, qualquer regime funciona – desde que seguido da forma correta.

A pesquisa, feita na Faculdade de Medicina da Universidade McMaster, no Canadá, se baseou em uma análise de 48 estudos clínicos realizados com mais de 7 200 adultos obesos ou com sobrepeso. Esses trabalhos analisaram o impacto de dietas que restringem carboidratos e das que controlam o consumo de gordura, em um período de até um ano.

Os pesquisadores concluíram que a diferença entre as duas estratégias é pequena. Em comparação com pessoas que não seguem nenhuma dieta, aquelas que reduzem o consumo de carboidratos emagrecem, após seis meses, 8,6 quilos; e as que seguem a dieta com pouca gordura, 7,7 quilos. No entanto, após um ano, essas duas abordagens parecem surtir os mesmos efeitos (contanto que sejam seguidas corretamente): perda de 7,2 quilos.

Ainda, participar de grupos de apoio ao fazer dieta pode ajudar a diminuir o peso em até 3 quilos em seis meses. Já a prática de exercício físico pode colaborar com mais 2 quilos perdidos em um ano.
Estes achados são importantes porque muitos pacientes podem ter dificuldade em aderir a dietas restritivas e muito difíceis de serem mantidas. O estudo sugere que os pacientes podem escolher, entre as dietas associadas com as maiores perdas de peso, a que seja menos desafiadora para eles, ou seja assim você pode escolher a dieta que mais se adapte ao seu dia a dia, sabendo que no final o resultado só depende de você.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Câncer da Tireóide: Epidemia da Doença?


Uma pesquisa publicada numas das mais conceituadas revistas nos EUA, JAMA Otolaryngology-Head & Neck Surgery, apontou que a incidência de câncer de tireóide praticamente triplicou desde 1975, saltando de 4,9 para 14,3 casos para cada 100.000 pessoas.
A primeira vista o que se poderia concluir é que a doença vem aumentando na população, mas uma análise mais detalhada dos dados evidenciou que mesmo havendo mais casos de câncer de tireoide atualmente, a mortalidade pela doença continua a mesma, ou seja baixa. Este dado caminha em conjunto com os dados de necropsia que mostram que a doença da tireoide é comum, porém poucos casos de óbitos são atribuídos a ela.
O tipo de câncer mais comum foi o câncer papilífero, um subtipo de baixa agressividade que tem taxas mortalidade muito baixa em 20-30 anos. A conclusão da pesquisa é que tem havido um aumento de diagnósticos pela realização de mais exames de ultrassonografia de tireoide.
“A incidência de câncer de tireoide está em proporções epidêmicas, mas não parece uma epidemia da doença, parece mais com uma epidemia de diagnósticos” afirma o líder da pesquisa, Dr. H. Gilbert Welch.
 

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

FACILITANDO A REPOSIÇÃO DE CARBOIDRATO! QUANDO USAR E O QUE USAR?!

CARBOIDRATO DE AMIDO DE MILHO CEROSO (WAXY MAIZE): O amido desta espécie possui características que o diferem dos outros, sendo constituído por 70% de amilopectina e 30% de amilose. A amilose possui um baixo peso molecular quando comparada a amilopectina, enquanto que esta possui alto peso molecular. Essa diferenciação possibilita sua quebra em diversos pontos ao mesmo tempo, facilitando a digestão do amido e o fornecimento de energia muito mais rápido quando comparado à dextrose e a maltodextrina, mas sem provocar o pico de insulina (fornece energia de forma constante, já que é de baixo IG).

Ele possui excelente digestão, capacidade extremamente alta de atrair outros nutrientes de difícil assimilação e com isso aumentar a absorção – (por exemplo, creatina, beta-alanina, arginina…), e é livre de glúten, não causa edema e não retém água.


MALTODEXTRINA: também é um carboidrato complexo, proveniente da conversão enzimática do Amido do Milho. Sua absorção é gradativa e lenta, pois contém polímeros de dextrose. Estes polímeros acabam sendo metabolizados lentamente, o que faz com que ela forneça energia durante uma atividade física que necessita de resistência e de longa duração, pois ela vai liberando a glicose gradualmente no sangue.

Muito usada por jogadores de futebol, basquete, maratonistas, e também pela maioria dos praticantes de musculação. Para quem visa a hipertrofia a maltodextrina ajuda a
repor o glicogênio muscular e auxilia no transporte de nutrientes para dentro das células.


DEXTROSE: é um carboidrato simples, de alto índice glicêmico e absorvido rapidamente pelo organismo. É utilizada por atletas para induzir o pico de insulina e repor o glicogênio nas células musculares que são perdidos durante o treinamento intenso. A dextrose serve para fornecer energia ao corpo após o treinamento. Sem a ingestão de um carboidrato simples como esse no pós treino, nosso organismo teria que buscar energia dos tecidos, fazendo com que os atletas percam massa muscular. 


A dextrose é comumente usada por pessoas que visam o ganho de músculos, mas também é usada por atletas de resistência.

Em resumo, como regra prática:

WAXY MAIZE: USAR 2 HRS ANTES DO TREINO

MALTODEXTRINA: USAR LOGO ANTES DO TREINO : 0 A 15 MINUTOS ANTES DO EXERCÍCIO

DEXTROSE: USAR APÓS O TREINO

 

 

 

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

CAFEÍNA, COMO E PORQUE USÁ-LA COMO SUPLEMENTO?

A busca por melhores resultados nos esportes de alto rendimento é cada vez maior, por isso lançamos mão de vários meios para que isso se torne possível. Um destes meios são as substâncias ergogênicas,  usadas na tentativa de aumentar a potência física, a força mental e a eficácia mecânica. Estes recursos podem ser de diferentes tipos, como biomecânicos, psicológicos ou nutricionais. Um destes produtos utilizados é a cafeína, caracterizada como um recurso ergogênico nutricional, a mesma é uma substância de fácil acesso presente em muitas bebidas e alimentos. Através da análise de estudos é possível afirmar que a cafeína é um potente agente ergogênico, aumentando a lipólise no exercício (queima de gordura) e teoricamente poupando a utilização de glicogênio, melhora a força de contração e a diminuição da fadiga. A dose usual é de 3 a 6 gramas Kg/dia usada 1 hora antes da atividade física.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

VAI-SE O INVERNO, FICAM OS QUILOS A MAIS


Que delícia o inverno!!! Bufês de sopas e cremes, fondues diversos, noites regadas a vinho e chocolates... 
Todas essas gostosuras que costumamos comer na época mais fria do ano costumam deixar em nós uma lembrancinha pro verão: alguns quilinhos a mais!!!
E como sabemos que não existe "milagre" para perder peso, o jeito é focar naquela dieta específica e dar um "up" nos treinos, para maximizar a perda de gordura.
O ideal é que a dieta seja feita especificamente para você. Um profissional habilitado sabe exatamente do que você precisa para perder aqueles quilinhos indesejáveis e voltar à forma antiga ou até mesmo adquirir um corpo mais saudável.
Mas existem aqueles casos em que já havia uma gordurinha incômoda... que cresceu ainda mais no inverno!!! Aí as coisas se tornam um pouco mais complicadas...
Para os pacientes que estão dentro da faixa de peso ideal, que seguem uma dieta balanceada e um programa de atividades físicas frequentes, uma boa solução é a lipospiração.
Existem todos aqueles inconvenientes, próprios de qualquer cirurgia, como obedecer a um determinado período de repouso, usar modeladores, fazer drenagens linfáticas. Mas se o objetivo é usar o quanto antes aqueeeeele biquíni, a lipoaspiração vai proporcionar uma resolução rápida e eficaz para a remoção da gordura localizada, com cicatrizes praticamente imperceptíveis.
Procure um cirurgião plástico habilitado e informe-se mais sobre esta cirurgia, que pode trazer o verão mais cedo para você.

www.arteeplastica.com.br