Translate

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Colágeno funciona mesmo?



Existem vários produtos no mercado que prometem muitos milagres para deixar seu corpo firme e embelezado. Mas sabemos que existem muitos mitos e inverdades circulando por aí. O colágeno é um desses produtos alardeados como milagrosos, e que realmente pode funcionar, dependendo do seu caso. 
O colágeno nada mais é do que uma proteína encontrada em todos os animais, responsável por atribuir elasticidade aos tecidos do corpo. Ela faz parte da constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo e é responsável por manter as células firmes e unidas, sendo componente da pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões. É encontrado em abundância na natureza, mas somente de alguns anos para cá seu uso em suplementos e tratamentos começou a se tornar mais popular, tanto em substâncias para uso oral, quanto aplicáveis na pele.
O Colágeno normalmente pode ser ingerido em pílulas ou em pó, para ser diluído. A maioria das pílulas de colágeno no mercado são derivadas de colágeno de frango e alguns médicos, cientistas e nutricionistas acreditam ajudar na redução de peso, bem como melhorar a elasticidade da pele e reduzir as rugas.
A medida que vamos envelhecendo, o corpo passa a produzir menos colágeno, daí é que a pele começa a ficar enrugada, com menos elasticidade e vida. Obviamente, o uso do colágeno em sua alimentação deve ser recomendado por um médico ou nutricionista. 
Por volta dos 30 anos nosso corpo inicia um processo de lentificação do metabolismo e envelhece com uma rapidez muito grande, as mãos ressecam,  a pele perde a elasticidade e o brilho, entre outros efeitos. O uso do colágeno, se dá justamente para retardar esse processo. Por isso vários médicos recomendam a suplementação de colágeno hidrolisado.

Mas, de que é feito o colágeno?
O colágeno é composto de vários aminoácidos, como a lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina. Mas há em sua cadeia muitos outros aminoácidos, em quantidade menor. Quando ingerimos a proteína colágeno, ela será metabolizada pelo nosso organismo, liberando aminoácidos. Ou seja, não podemos afirmar que esses aminoácidos obrigatoriamente formarão novo colágeno, depois de absorvidos, pois a síntese dessa proteína também depende de outros fatores. Por exemplo, a vitamina C atua como co-fator na produção de colágeno. Se o organismo estiver carente em vitamina C, os aminoácidos serão usados para sintetizar outras proteínas, e não o colágeno.

A vitamina C foi usada apenas para exemplificar que, o fato de ingerir colágeno não necessariamente trará benefícios ao paciente. A avaliação médica dos hábitos de vida e alimentares de cada paciente deverá ser feita pelo médico, que poderá recomendar ou não a ingestão do colágeno, trazendo com isso, benefícios reais e individualizados sempre.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Sua pele é o que você come!

SUA PELE É O QUE VOCÊ COME


Beleza não põe mesa, mas está à mesa. A alimentação balanceada, além de fazer bem à saúde, ajuda a tornar as pessoas mais bonitas e atraentes. A cada dia são descobertos novos benefícios em alimentos que transformam a pele, os cabelos e as unhas em fortes aliados da beleza.
A pele é resultado da sua alimentação. Os nutrientes que estão presentes no corpo, vão nutrindo sua pele. Portanto, se a alimentação não é saudável, a pele não terá acesso a esses nutrientes que poderiam deixá-la muito mais bonita.
Para se ter uma pele bonita e hidratada nada melhor do que aproveitar os alimentos considerados mais leves. A alimentação mais saudável para a pele é aquela balanceada, rica em fibras, vegetais crus, frutas, legumes, leite e derivados magros. Além de possuírem importantes vitaminas e minerais que neutralizam radicais livres, esse alimentos contém fibras que melhoram o funcionamento do intestino.
Os alimentos também contribuem na hora do bronzeado. Quem deseja ter uma coloração dourada deve ingerir alimentos como cenoura, mamão papaia, abóbora e brócolis. Esses alimentos têm betacaroteno, que ajudam a prolongar o bronzeado.
Acne
Ter uma pele lisinha, livre de acne, é o que muitas mulheres desejam. Mas isso depende também de um bom ritual alimentar. A oleosidade da pele e o surgimento da acne são problemas de inúmeras causas. As alterações hormonais são as principais responsáveis, principalmente na adolescência. Apesar disso, a boa alimentação, associada a um estilo de vida saudável, pode amenizar o problema.
A alimentação mais recomendada para evitar a acne são os vegetais crus, frutas, legumes, leite e derivados magros.
Beber muito líquido é uma outra boa medida para manter a pele hidratada. Isso porque a hidratação se dá de dentro para fora.
Os alimentos ricos em açúcar e gorduras são os principais causadores de acnes. Evitar o consumo de alimentos ricos em gordura saturada, como carne bovina e suína, carboidratos e chocolates são dicas fundamentais para se ter uma pele saudável, pois esse tipo de gordura favorece a obstrução das glândulas sebáceas, piorando as lesões da acne.
Envelhecimento
A alimentação exerce um papel importantíssimo na estética facial e corporal. 
Confira abaixo alguns hábitos e atitudes diárias que poderão ajudar na sua prevenção:




  • Manter uma alimentação saudável, equilibrada a base de frutas, legumes, verduras e carnes brancas, evitando alimentos gordurosos e industrializados;





  • Evitar ou reduzir o consumo de açúcar (sacarose) e de açúcar simples (devido seu efeito nefasto sobre o sistema digestivo e pela sua ação acidificante no sangue tende a criar problemas cutâneos, principalmente quando combinado com alimentos muito gordurosos, que impede a pele de respirar adequadamente);





  • Ingerir cerca de 2 litros de água por dia ajuda a hidratar a pele de dentro para fora, além de purificar o organismo;





  • Praticar atividade física ao ar livre, pois ajuda a levar sangue e nutrientes à pele e tonificando os músculos;





  • Dormir em média 8 horas de sono todas as noites;





  • Evitar o fumo. Fumar destrói a vitamina C, que mantém as fibras de colágeno presas à pele e a pele presa ao tecido adiposo subjacente, além de aumentar os radicais livres no organismo;





  • Evitar bebidas alcoólicas;





  • Limpar, tonificar e hidratar a pele no mínimo 2 vezes ao dia adequados ao seu tipo de pele;





  • Utilizar filtro solar, mesmo em dias nublados ou chuvosos;


  • quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

    10 PERGUNTAS PARA FAZER AO SEU MÉDICO SOBRE TIREÓIDE!



    1- Onde está localizada minha tireóide e qual sua função?
    2- Qual a diferença entre hipotireoidismo e hipertireoidismo e quais os sintomas?
    3- O que é TSH, como é medido, e qual deve ser meu  alvo na dosagem do TSH?
    4- Além do nível do TSH o que é importante para ter certeza de que minha tireóide está sobre controle?
    5- Porque cada vez mais pessoas estão sendo diagnosticadas com cancer de tireóide? Eu preciso fazer exames para isso também?
    6- Qual a diferença entre o remédio para tireóide generico e o de marca?
    7- Porque preciso avisar meu médico antes de trocar  a marca que eu geralmente uso de levotiroxina por medicamento genérico?
    8- Qual a melhor hora do dia para tomar meu remédio?
    9- Posso tomar meu remédio da tireóide com comida, outras medicações, vitaminas ou suplementos?
    10- Existem outros remédios que podem afetar minha tireóide?

    Adaptado da American College of Endocrinology (ACE)