Translate

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Vigorexia - Você sabe o que é isso!

Vigorexia, ou transtorno dismórfico muscular, é um distúrbio classificado como uma das manifestações do espectro do transtorno obsessivo-compulsivo. Essa insatisfação constante com o próprio corpo faz com que os portadores deste distúrbio incorporem novos hábitos e comportamentos à sua rotina de vida. Vigoréxicos passam horas e horas nas academias, fazem dietas rigorosamente, sem sair do cardápio nem um dia, introduzem alterações na dieta constituída basicamente por proteínas, passam a consumir suplementos alimentares sem orientação e recorrem ao uso de esteróides e anabolizantes.
Como o corpo que consideram perfeito é um ideal inatingível, em razão dos sentimentos de inferioridade e da visão deformada da própria aparência, essas pessoas estão mais sujeitas a desenvolver quadros de depressão e ansiedade.
A vigorexia acomete mais os homens entre 18 e 35 anos. Isso não quer dizer que as mulheres não desenvolvam esse tipo de transtorno.
Sintomas
Em geral, os sinais e sintomas da vigorexia estão associados à imagem negativa e distorcida que o paciente tem do próprio corpo. Os mais importantes são cansaço, inapetência, insônia, ritmo cardíaco alterado mesmo em repouso, dores musculares, tremores, queda no desempenho sexual, irritabilidade, depressão, ansiedade e desinteresse por atividades que não estejam ligadas ao treinamento intensivo para atingir o que consideram ser o corpo perfeito.
A luta por esse objetivo se reflete na vida social, familiar e profissional. A pessoa se afasta dos parentes, amigos e colegas de escola ou de trabalho. Sua atenção está toda voltada para a prática de exercícios. Na verdade, ela não se interessa por nenhuma atividade ou relacionamento que possam interferir em seu propósito de treinar duro durante todo o tempo.
Recomendações
Alguns comportamentos podem ser sinais de que existe um processo de vigorexia em curso. Por isso, a pessoa deve procurar assistência médica se:
* demonstra sentimentos de inferioridade e de insatisfação com a aparência;
* tem vergonha do corpo e procura escondê-lo debaixo de roupas excessivamente largas;
* acha que está magra demais, apesar de os colegas elogiarem sua forma física;
* não aceita convites para uma festa, por exemplo, porque não troca nenhum programa pela oportunidade de fazer exercícios na academia.
Lembre-se, este distúrbio é caracterizado por auto-imagem corporal alterada. Cuidar da dieta e malhar não é nenhum problema se não for associada a distorção da imagem corporal! Em caso de dúvida converse com seu médico!
 

terça-feira, 16 de junho de 2015

EXERCÍCIOS FÍSICOS NO INVERNO: USE O FRIO EM SEU FAVOR!



chegou o inverno! A estação mais fria e calórica do ano!  

E quem não curte aquele edredom fofinho acompanhado de um bom chocolate quente e muitas horas de hibernação? 

Mas o que a maioria das pessoas não sabe é que a prática de atividades físicas no inverno traz benefícios únicos, como a melhora na qualidade do sono, a melhora da imunidade(super importante para evitar os temidos resfriados!) e, melhor ainda, o controle do apetite, visto que as endorfinas liberadas durante os exercícios também possuem efeito de saciedade. E com o clima mais frio, o corpo irá queimar mais calorias para manter-se aquecido, aumentando seu próprio calor. Desta maneira, as pessoas que pretendem eliminar peso podem beneficiar-se com as mudanças fisiológicas do corpo geradas pelo frio. Entretanto, tais resultados dependerão, logicamente,  da quantidade e da intensidade do exercício, e principalmente da alimentação.
Alguns cuidados são necessários antes de fazer exercícios com as baixas temperaturas:
a) Mesmo com o clima frio, o ideal é usar roupas leves como calça e casaco de moletom. Abafar o corpo com muita roupa deixa a pessoa sujeita aos mesmos problemas que teria no calor.
b) Blusas impermeáveis podem fazer com que você desidrate facilmente. Evite-as.
c) O corpo em repouso leva mais tempo para atingir a temperatura ideal para a atividade física, por isso é importantíssimo aquecer sempre.
d) Hidratação é essencial, pois como no verão seu corpo também perde líquido através da transpiração.
Dicas para não deixar de praticar exercícios mesmo com o frio:
a) Se você pratica atividades físicas ao ar livre, uma boa opção é trocar esse espaço pelas academias e clubes que possuem climatização;
b) Por ser uma época em que os abusos com chocolates e comidas calóricas acontecem, é mais um motivo para deixar a preguiça de lado;
c) Escolha o horário de sol mais quente, não necessariamente ao meio dia, mas um horário em que o calor dos raios estimule seus músculos ao exercício físico;
d) Ouça músicas animadas e de um repertório conhecido, que estimule você a dançar;
e) Faça um grupo de amigos com o mesmo objetivo ou chame aquela amiga que sempre a convida e você inventa desculpas;
f) Começando agora, dá para chegar ao verão bem melhor e mais em forma que o verão passado.