Translate

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Colágeno funciona mesmo?



Existem vários produtos no mercado que prometem muitos milagres para deixar seu corpo firme e embelezado. Mas sabemos que existem muitos mitos e inverdades circulando por aí. O colágeno é um desses produtos alardeados como milagrosos, e que realmente pode funcionar, dependendo do seu caso. 
O colágeno nada mais é do que uma proteína encontrada em todos os animais, responsável por atribuir elasticidade aos tecidos do corpo. Ela faz parte da constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo e é responsável por manter as células firmes e unidas, sendo componente da pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões. É encontrado em abundância na natureza, mas somente de alguns anos para cá seu uso em suplementos e tratamentos começou a se tornar mais popular, tanto em substâncias para uso oral, quanto aplicáveis na pele.
O Colágeno normalmente pode ser ingerido em pílulas ou em pó, para ser diluído. A maioria das pílulas de colágeno no mercado são derivadas de colágeno de frango e alguns médicos, cientistas e nutricionistas acreditam ajudar na redução de peso, bem como melhorar a elasticidade da pele e reduzir as rugas.
A medida que vamos envelhecendo, o corpo passa a produzir menos colágeno, daí é que a pele começa a ficar enrugada, com menos elasticidade e vida. Obviamente, o uso do colágeno em sua alimentação deve ser recomendado por um médico ou nutricionista. 
Por volta dos 30 anos nosso corpo inicia um processo de lentificação do metabolismo e envelhece com uma rapidez muito grande, as mãos ressecam,  a pele perde a elasticidade e o brilho, entre outros efeitos. O uso do colágeno, se dá justamente para retardar esse processo. Por isso vários médicos recomendam a suplementação de colágeno hidrolisado.

Mas, de que é feito o colágeno?
O colágeno é composto de vários aminoácidos, como a lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina. Mas há em sua cadeia muitos outros aminoácidos, em quantidade menor. Quando ingerimos a proteína colágeno, ela será metabolizada pelo nosso organismo, liberando aminoácidos. Ou seja, não podemos afirmar que esses aminoácidos obrigatoriamente formarão novo colágeno, depois de absorvidos, pois a síntese dessa proteína também depende de outros fatores. Por exemplo, a vitamina C atua como co-fator na produção de colágeno. Se o organismo estiver carente em vitamina C, os aminoácidos serão usados para sintetizar outras proteínas, e não o colágeno.

A vitamina C foi usada apenas para exemplificar que, o fato de ingerir colágeno não necessariamente trará benefícios ao paciente. A avaliação médica dos hábitos de vida e alimentares de cada paciente deverá ser feita pelo médico, que poderá recomendar ou não a ingestão do colágeno, trazendo com isso, benefícios reais e individualizados sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.