Translate

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Dieta Pobre em Carboidrato é Saudável?


As dietas pobres em carboidratos são muito populares. Por sinal existem várias dietas famosas nesta linha. Mas estas dietas realmente funcionam? E quais as conseqüências para a saúde?

Estas dietas são fundamentadas no fato que os carboidratos estimulam a produção de insulina, o hormônio responsável pelo transporte da glicose até as células, onde é usada como energia. O excesso de glicose é armazenado sob forma de gordura. Substituir alimentos ricos em carboidratos por alimentos ricos em proteína, que não causam o mesmo aumento dos níveis de insulina, promove o uso da gordura armazenada como energia, resultando na perda de peso.

Durante os primeiros meses, dietas pobres em carboidratos podem resultar em emagrecimento mais rápido do que as dietas convencionais (hipocalórias). Quando comparadas às dietas comuns, as pobres em carboidratos, a curto prazo, podem trazer mais benefícios tanto nos níveis de colesterol HDL quanto nos de triglicerídeos. 

Porém nem tudo são flores, ao longo do tempo o efeito inicial de emagrecimento com as dietas pobres em carboidratos é diminuído. Em até 12 meses, não existem diferenças significativas na perda de peso por meio de uma dieta pobre em carboidratos comparada ao programa convencional com restrição de calorias e de gordura.

Muitas das dietas mais rigorosas pobres em carboidratos provocam cetose, que é o acúmulo de cetonas no sangue. Cetona é um produto resultante do metabolismo da gordura. A cetose não é um estado normal e pode resultar em náusea, desidratação, tontura, fadiga e mau hálito. Os efeitos a longo prazo da cetose crônica na saúde ainda são desconhecidos.

Como as dietas pobres em carboidratos são em geral pobres em fibra e ricas em gordura, um efeito colateral comum é uma prisão de ventre indesejável.

Quaisquer que sejam suas metas de perda de peso, lembre-se de que a saúde também é uma meta importante. Centenas de estudos mostram que uma alimentação repleta de frutas, verduras, legumes, cereais integrais e proteína magra está intimamente ligada à queda de incidência de doenças. Os carboidratos têm uma função muito importante no organismo humano: gerar energia. Sem a ingestão de carboidratos nos sentimos mais indispostos e sem energia. Antes de iniciar qualquer dieta procure seu médico para orientações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.