Translate

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Silicone x Câncer de mama


As próteses de silicone vem sendo usadas em larga escala, desde a década de 70. Sendo hoje a cirurgia mais realizada no Brasil, seria óbvio que aumentasse também o questionamento acerca da possibilidade de surgimento do câncer de mama, em mulheres submetidas à mamoplastia de aumento. Muitos estudos vem sendo feitos, desde o surgimento das próteses para implantação mamária, visando estabelecer alguma relação entre o silicone e o aparecimento de tumorações nas mamas das pacientes. Com base em informações científicas consistentes e substanciais provenientes de estudos epidemiológicos e revisões sistemáticas de textos técnicos e científicos, concluiu-se que não há evidência científica de que exista associação causal entre implantes mamários de silicone e o risco de desenvolvimento subseqüente de câncer de mama.
Em relação à detecção de tumores pelos métodos de imagem atualmente existentes, também se verificou que a presença dos implantes em nada atrapalha a visualização de quaisquer nódulos que possam aparecer.
O mais importante nisso tudo é a paciente conhecer o seu corpo, examinar-se com frequência, observar-se diante do espelho e procurar alterações no contorno ou na palpação das mamas.
O exame médico clínico deve ser realizado anualmente e o exame de imagem começará a ser solicitado pelo ginecologista de acordo com a idade de cada paciente, possíveis queixas e histórico familiar de câncer de mama.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.