Translate

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Benefícios da vitamina B12!


A vitamina B12 pode ser considerada a vedete das vitaminas, tanto por sua importância quanto por sua excentricidade. Também chamada de cobalamina, tem uma estrutura química complexa, é a única que contém um elemento inorgânico— o mineral cobalto — como parte de sua composição. Nenhuma planta ou animal é capaz de fabricá-la, apenas alguns micro-organismos como as bactérias podem produzi-la. Esses microorganismos estão presentes em certos alimentos de origem animal como carnes vermelhas, principalmente o fígado, frango, peixes, ovos e produtos lácteos. Portanto, os produtos de origem animal são fundamentais para garantir bons níveis de vitamina B12. Depois de produzida, a B12 ainda precisa ser aproveitada pelo organismo. Para isso, o sistema digestório deve estar em boas condições fisiológicas, com produção adequada de ácido clorídrico, enzimas pancreáticas e fator intrínseco. Fator intrínseco é uma proteína produzida exclusivamente pelas células do estômago e ajuda na absorção de nutrientes.

Seu papel para o metabolismo é fundamental. Ela é essencial tanto para o crescimento quanto para a divisão celular. Além disso, essa vitamina atua na produção de eritrócitos. Além da participação da B12 na fisiologia normal do corpo ela pode também ter um papel importante no tratamento de algumas doenças. Estudos indicam que altos níveis no sangue diminuem os sintomas de depressão. Há também a comprovação de que níveis adequados de B12 no organismo reduzem os episódios de asma em crianças. Para os idosos, a vitamina desempenha um papel ainda mais marcante. Um estudo realizado pelo Departamento de Fisiologia, Anatomia e Genética da Universidade de Oxford (GB), comprovou que os idosos que apresentam altos níveis de vitamina B12 são seis vezes menos propensos a apresentar diminuição B12 protege contra o que podemos chamar de“encolhimento” do órgão típico do envelhecimento, que leva à redução de certas funções cognitivas, como perda da memória.
Fique atento, quem é vegetariano ou os que foram submetidos a cirurgia bariátrica devem fazer exames regulares para controle da vitamina B12, além disso usuários crônicos de algumas medicações como a Metformina também devem ter seus níveis de vitamina B12 verificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.