Translate

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

HIIT ou FARTLEK - Quem deve praticar?




O HIIT foi desenvolvido há décadas por técnicos de atletismo para preparar melhor os corredores. Era conhecido pelo nome de "Fartlek", a junção das palavras suecas para velocidade (fart) e brincar (lek).O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) intercala exercícios de alta intensidade (como sprint) com exercícios de baixa intensidade (como andar em ritmo lento) ou descanso absoluto. Esse estilo é derivado de exercícios aeróbicos de ritmo constante (lento e constante) que a maioria das pessoas realiza a uma intensidade moderada por 30 a 60 minutos.

Na realidade, os estudos que comparam o HIIT ao exercício contínuo constante mostraram que o HIIT é bem superior no quesito perda de gordura, com a vantagem de ser um treino mais curto. A principal razão para o sucesso do HIIT na perda de gordura em um grau maior que os exercícios aeróbicos contínuos parece ser o maior aumento do metabolismo de descanso após o HIIT.

Além do aumento do metabolismo de descanso, o HIIT é eficaz na melhoria da máquina metabólica das células musculares que promovem a queima da gordura e a produção de redutores de gordura. As fibras musculares dos indivíduos que se submetem ao HIIT tem níveis bem mais elevados de oxidação lipídica do que os submetidos ao exercício constante. O HIIT aumenta a quantidade de proteínas especiais nos músculos que são responsáveis pelo transporte de gordura às mitocôndrias (onde a gordura é queimada como combustível) em até 50%. Ter mais dessas proteínas nos músculos significa que mais gorduras podem ser queimadas como combustível durante o treinamento e o descanso. 

O exercício aeróbico realizado em maior intensidade por pouco tempo não só ajuda a manter sua musculatura, como também promove o ganho de massa muscular. Quando se treina a um ritmo lento e constante por um tempo maior, o objetivo é deixar as fibras musculares mais aeróbicas e ganhar mais resistência.  

O HIIT também ajuda a manter sua sanidade, terminando os exercícios aeróbicos mais rapidamente. Não há nada mais monótono do que usar esteiras ergométricas, bicicletas ergométricas ou aparelhos elípticos por 30 minutos seguidos! Com o HIIT, as explosões de intensidade podem ser mais árduas, mas são curtas e desafiadoras. Isso torna o treinamento mais divertido e mais rápido.


Outro benefício do HIIT é que pode ser feito praticamente em qualquer lugar com qualquer aparelho, ou até mesmo sem nenhum aparelho. As possibilidades são praticamente infinitas. Pode ser feito com corda de pular, com peso, com faixas elásticas, ou até com o peso de seu próprio corpo.  

Acrescente o HIIT a sua rotina de treinos. Os benefícios serão a perda máxima de gordura devido ao estímulo do metabolismo de descanso e das enzimas de queima de gordura, com o aumento da musculatura. Tudo isso em um período de tempo mínimo.

Bons treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.