Translate

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Eu posso Tomar Leite???



O leite é um alimento amplamente disponível, de baixo custo, com boa palatabilidade. Além disso, tem alto valor nutritivo, o que se deve principalmente ao seu alto conteúdo de aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais, tornando-o um componente muito útil em nossa alimentação diária.



O leite contém uma grande variedade de nutrientes essenciais ao crescimento e manutenção de uma vida saudável. Além de energia e proteína, ele é rico em cálcio, sendo um dos principais minerais da prevenção da osteoporose. O desenvolvimento tecnológico permite-nos, hoje, melhorar ainda mais seu valor nutricional, através do enriquecimento de ferro, vitamina D.

Benefícios do Leite



· Cálcio: ajuda a construir ossos fortes, além de possuir 8 tipos de vitaminas e minerais essenciais.

· Proteína: ajuda no crescimento corporal (tecidos corpóreos) e desenvolvimento cerebral.

· Vitaminas A, B12 e D: mantêm o crescimento regular das células e do sistema imunológico, no regulamento do fluxo sanguíneo e sistema nervoso e promove a absorção do cálcio, minerais e fósforo.

· Potássio: equilibra os fluídos corporais e pressão sanguínea.

· Fósforo: ajuda a gerar energia para células do corpo.

· Niacina: faz com que o corpo mantenha a funcionalidade normal das enzimas, ajudando o organismo a processar os açúcares e ácidos graxos.

· Caseína: A caseína é uma proteína do leite que merece menção especial, pois possui liberação lenta dos aminoácidos, favorecendo o anti-catabolismo e a síntese proteica durante muitas horas. Esse recurso é bastante utilizado para uma alimentação que favoreça o ganho de massa muscular.


Existe uma grande variedade de leites comercializados, preparados de diferentes maneiras. O leite mais comum é o leite da vaca, por isso é importante conhecer o que significam as classificações:

· Tipo A: A ordenha é mecânica e o leite é encaminhado para um tanque onde é aquecido e logo após resfriado. Também é conhecido como leite pasteurizado. Contém mais gordura que proteína.

· Tipo B: A ordenha pode ser manual ou mecânica. As produtoras permanecem em estábulos e o leite ao ser retirado é resfriado em uma temperatura de até 4ºC.

· Tipo C: A retirada do leite pode ser manual ou mecânica. As produtoras ficam livres em pastos e, após a ordenha, o leite é encaminhado a locais rústicos onde é resfriado antes de ser levado para as usinas.

· Uht: O leite é submetido a um processo de ultrapasteurização para destruir qualquer micro-organismo. O leite é aquecido em alta temperatura e em seguida é resfriado.

· Longa Vida: O leite é submetido ao processo Uht e colocado em embalagens assépticas protegendo o leite de qualquer contaminação. Normalmente não há adição de conservantes.

· Teor de gordura: pode ser integral (cerca de 3% de gordura), semidesnatado (de 2,9% a 0,6% de gordura), ou desnatado (com até 0,5% de gordura).


Leite: “vilão ou mocinho”?

A maioria dos pesquisadores afirma que o leite deve ser utilizado sim, e que é muito importante para uma alimentação saudável, mas uma minoria, que não pode ser ignorada, condena totalmente o uso do leite.

Intolerância à Lactose

O leite de vaca pode sim contribuir para desencadear processos inflamatórios em organismos mais sensíveis. Um alimento que é bom para um indivíduo não será necessariamente bom para outro. Algumas pessoas portadoras, por exemplo, de algumas doenças auto-imunes podem melhorar após retirada do leite da dieta. 

Existem exames específicos também que podem detectar se você é ou não intolerante a lactose. Se você se sente mal ao tomar leite, mesmo que não tenha intolerância diagnosticada, pode ser que, na verdade, você tenha algum grau de intolerância. Por isso é importante ficar atento a sinais e sintomas das alergias e intolerância ao leite, quando consumir leite e seus derivados.


Enfim, assim como com qualquer outro alimento, você deve sempre buscar se observar e se conhecer: se tomar leite te faz bem, continue. Se notar que te causa algum desconforto, é sempre melhor evitar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.