Translate

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Câncer da Tireóide: Epidemia da Doença?


Uma pesquisa publicada numas das mais conceituadas revistas nos EUA, JAMA Otolaryngology-Head & Neck Surgery, apontou que a incidência de câncer de tireóide praticamente triplicou desde 1975, saltando de 4,9 para 14,3 casos para cada 100.000 pessoas.
A primeira vista o que se poderia concluir é que a doença vem aumentando na população, mas uma análise mais detalhada dos dados evidenciou que mesmo havendo mais casos de câncer de tireoide atualmente, a mortalidade pela doença continua a mesma, ou seja baixa. Este dado caminha em conjunto com os dados de necropsia que mostram que a doença da tireoide é comum, porém poucos casos de óbitos são atribuídos a ela.
O tipo de câncer mais comum foi o câncer papilífero, um subtipo de baixa agressividade que tem taxas mortalidade muito baixa em 20-30 anos. A conclusão da pesquisa é que tem havido um aumento de diagnósticos pela realização de mais exames de ultrassonografia de tireoide.
“A incidência de câncer de tireoide está em proporções epidêmicas, mas não parece uma epidemia da doença, parece mais com uma epidemia de diagnósticos” afirma o líder da pesquisa, Dr. H. Gilbert Welch.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.