Translate

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Qualquer dieta funciona! Será?

Uma pesquisa recente concluiu que, em curto prazo, métodos que pregam restrição de carboidrato ou de gordura são igualmente eficazes para perda de peso.

De tempos em tempos, uma nova dieta ganha adeptos com a promessa de ser mais eficaz do que as conhecidas até então. De acordo o estudo, porém, qualquer regime funciona – desde que seguido da forma correta.

A pesquisa, feita na Faculdade de Medicina da Universidade McMaster, no Canadá, se baseou em uma análise de 48 estudos clínicos realizados com mais de 7 200 adultos obesos ou com sobrepeso. Esses trabalhos analisaram o impacto de dietas que restringem carboidratos e das que controlam o consumo de gordura, em um período de até um ano.

Os pesquisadores concluíram que a diferença entre as duas estratégias é pequena. Em comparação com pessoas que não seguem nenhuma dieta, aquelas que reduzem o consumo de carboidratos emagrecem, após seis meses, 8,6 quilos; e as que seguem a dieta com pouca gordura, 7,7 quilos. No entanto, após um ano, essas duas abordagens parecem surtir os mesmos efeitos (contanto que sejam seguidas corretamente): perda de 7,2 quilos.

Ainda, participar de grupos de apoio ao fazer dieta pode ajudar a diminuir o peso em até 3 quilos em seis meses. Já a prática de exercício físico pode colaborar com mais 2 quilos perdidos em um ano.
Estes achados são importantes porque muitos pacientes podem ter dificuldade em aderir a dietas restritivas e muito difíceis de serem mantidas. O estudo sugere que os pacientes podem escolher, entre as dietas associadas com as maiores perdas de peso, a que seja menos desafiadora para eles, ou seja assim você pode escolher a dieta que mais se adapte ao seu dia a dia, sabendo que no final o resultado só depende de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.