Translate

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Crossfit: Modismo ou funciona mesmo?



No mundo fitness sempre surgem novidades e tendências, principalmente as “importadas”. Esses novos treinamentos acabam funcionando como chamarizes para o público que não se adapta as atividades corriqueiras e também servem para manter a motivação dos freqüentadores de carteirinha das academias, porém o Crossfit é diferente, e não parece ser apenas mais uma tendência, mas um novo estilo que veio para ficar, pois é um programa de treinamento de força e condicionamento geral que proporciona uma ampla adaptação fisiológica, gerando assim uma otimização das capacidades físicas.

O CrossFit é o principal programa de treinamento de força e condicionamento físico usado em muitas academias de polícia, grupos de operações táticas (como SWAT) e unidades de operações especiais do exército americano (como os US Marines).

Pessoas que queiram melhorar seu condicionamento geral, emagrecer, aumentar a massa magra, tem excelentes benefícios com o treinamento do crossfit. Justamente por ser muito amplo e não buscar apenas um objetivo em específico, ele é viável para pessoas que busquem desenvolver seu corpo nas mais diversas esferas. Já se você busca volume muscular elevado, oriundo da hipertrofia, por exemplo, o crossfit não será tão eficaz quanto a musculação, por exemplo. Existem sim ganhos de massa muscular, mas por seu caráter generalista, este não é o principal objetivo. Assim sendo, o crossfit é indicado para quem busca uma forma física geral e não específica em determinada qualidade física. 

Os princípios de qualquer aula de crossfit são os seguintes: 

- Alta intensidade: as atividades tem uma intensidade elevada e pode ser muito exaustiva. São diversas sequências de saltos, flexões de braço e outros movimentos que são realizados de forma explosiva. 

- Intervalos curtos: como o objetivo é manter a intensidade elevada, as pausas entre os exercícios são mais curtas, para que se mantenha o exercício em altos índices de solicitação energética e muscular. 

- Treinos de curta duração: o crossfit originalmente consistia numa sequência que levava aproximadamente 20 minutos. Diversos estudos defendem que as sessões de exercício tem de serem curtas, para que se possa aumentar a liberação do GH e da testosterona e minimizar a produção de cortisol.


Esta prática, se bem orientada, pode ser feita por praticamente todas as pessoas, observando a capacidade e a intensidade indicada para cada um. Pessoas com problemas articulares ou musculares precisaram de certas adaptações, já que os exercícios são bem globais e fica mais fácil lesionar algum ponto enfraquecido. Mas de forma geral, ele pode ser praticado por um grande grupo de pessoas. Porém é necessário que se tenha um período de adaptação em pessoas totalmente sedentárias, com maior volume e intensidade controlada.
De uma maneira geral, quem busca o emagrecimento também irá se beneficiar muito dos exercícios do crossfit.
Vale a pena tentar!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.