Translate

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Dieta Vegetariana – Pode?


As diferentes dietas vegetarianas, quando bem planejadas, são seguras e promovem o crescimento e desenvolvimento adequados, podendo ser adotadas em qualquer parte do ciclo da vida, inclusive na gestação e na infância.

As dietas ovolacto e lactovegetariana fornecem todos os nutrientes necessários ao organismo humano. A dieta vegetariana estrita não apresenta fontes nutricionais de vitamina B12, que deve ser obtida por meio de alimentos enriquecidos ou suplementos.

Os nutrientes que exigem atenção na prescrição do cardápio para o ovolactovegetariano são ferro, zinco, e ômega-3. Na dieta vegetariana estrita também deve se dar atenção à vitamina B12 e ao cálcio.

De forma geral, a quantidade de proteína não é fator de preocupação nas dietas vegetarianas. Na dieta vegetariana estrita, a ingestão de lisina é garantida pelo consumo diário de 4 colheres de sopa de feijão ou quantidade equivalente de alimentos do mesmo grupo.

Devido ao consumo limitado de carne na dieta onívora saudável, para haver a ingestão diária preconizada de nutrientes como ferro e zinco é necessário o consumo de alimentos de origem vegetal. Dessa forma, o cuidado com a biodisponibilidade desses nutrientes deve se aplicar tanto à dieta vegetariana quanto à onívora. A ingestão diária recomendada de ferro, zinco e ômega-3 é maior para vegetarianos. Para melhorar a biodisponibilidade do ferro da dieta, recomendamos que sempre se associe a ela o consumo de alimentos ricos em vitamina C, ácidos orgânicos e betacaroteno, além do cuidado de manter a flora colônica acidófila e do uso de métodos que reduzam o teor de ácido fítico dos alimentos. Convém evitar, nas refeições ricas em ferro, os alimentos com alto teor de cálcio, caseínofosfopeptideos e polifenóis. Para otimizar a absorção de zinco, recomendamos o uso de vitamina C e ácidos orgânicos nas refeições mais proteicas e ricas em zinco. E, para reduzir o efeito inibitório na absorção do zinco, evitar o consumo de caseína e cálcio e reduzir o teor de ácido fítico dos alimentos.

Na dieta vegetariana estrita, as fontes de cálcio devem ser priorizadas. Os bebidas vegetais fortificadas com cálcio são opções para substituir o leite de vaca. 

A suplementação de vitamina B12 pode ser feita sob a forma de cápsulas vegetais ou gotas, na dose de pelo menos 10 mcg por dia, para manutenção do nível adequado. Devido às particularidades do metabolismo da B12, doses de ate 1.000 mcg por dia podem ser prescritas, conforme achados laboratoriais.

O consumo de ômega-3 pode ser aumentado por meio das sementes oleaginosas, como nozes e linhaça. 

Se você optou por este tipo de dieta procure um nutricionista ou seu médico para orientações específicas sobre micronutrientes, pois o importante é estar bem e saudável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.