Translate

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Barriga tanquinho aos 40 é possível?


Somente a prática de  exercícios não nos leva tão longe.

A nossa esperança de ter um abdômen sarado nunca deve estar atrelada a alguma máquina abdominal milagrosa. Isso não quer dizer que elas sejam inúteis, mas sua eficiência é sistematicamente exagerada por seu conhecido comércio de compras na rede: nenhum desses vai fazer a diferença entre uma barriga de cerveja (ou fast food) e uma barriga tanquinho. 

Então aqui está o ‘segredo’ -  no momento em que você tem 40 anos, 70% do caminho de como aparenta seu abdômen é determinado por um único parâmetro: a sua dieta. E apenas cerca de 30% depende da sua rotina de exercícios (estes valores podem ser menores para os atletas em seus 20 anos, mas estes princípios ainda permanecem válidos). 
Em outras palavras, se sua barriga é ‘gorda’, o que é o caso da grande maioria das pessoas em seus 40 anos ou mais, você deve então mudar sua dieta. 

Mas por que querer uma barriga esbelta, afinal? 
O excesso de gordura abdominal é um problema particularmente grave por duas razões. Em primeiro lugar, o abdômen proeminente nos faz parecer mais velhos do que realmente somos, mas a segunda razão é ainda mais terrível!!!  Há um forte consenso na comunidade médica de que a gordura abdominal está fortemente correlacionada com o risco de desenvolver pelo menos duas condições com risco de vida: doenças cardíacas e diabetes, mesmo se o seu IMC permanece normal. 

Dito isto, se seu interesse é apenas manter-se saudável, você não precisa necessariamente de uma barriga tanquinho. Um abdome com uma quantidade média de gordura visceral não vai necessariamente prejudicá-lo.  De forma simplificada, os indivíduos do sexo masculino devem procurar manter a circunferência abdominal abaixo dos 102 cm, sendo que o ideal seria um valor inferior a 94 cm. No caso das mulheres, um valor abaixo de 88 cm é aceito, sendo um valor inferior a 80 cm o ideal. 


A orientação nutricional deve sempre ser individualizada. Uma dieta X pode funcionar bem para uns e não produzir nenhum efeito positivo em outros.

Procure profissionais capacitados para orientar uma dieta e exercícios específicos para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.