O fígado esteatótico fica maior e amarelado devido ao acúmulo de gordura.
Quanto maior e mais prolongado for o acúmulo de gordura no fígado, maiores são os riscos de lesão hepática. Quando há gordura em excesso e por muito tempo, as células do fígado podem sofrer danos, ficando inflamadas.Não se sabe exatamente por que alguns indivíduos desenvolvem esteatose hepática, mas algumas doenças estão claramente ligadas a este fato. Podemos citar: Obesidade, Diabetes, dilipidemia, o uso de alguns medicamentos, desnutrição ou rápida perda de grande quantidade de peso, algumas cirugias abdomais, consumo de álcool e gestação.
A esteatose hepática geralmente não causa sintomas. E o diagnóstico é feito, normalmente através de exames de imagem.
Não existe tratamento específico para esteatose. O alvo deve ser o tratamento dos fatores de risco . A fase de esteatose pode ser reversível apenas com alterações dos hábitos de vida.
A perda de peso é a medida mais importante. A prática regular de atividade física também ajuda muito, nos casos de obesidade mórbida, a cirurgia bariátrica pode ser uma opção. Deve-se controlar o colesterol, o diabetes, e se possível, trocar drogas que possam estar colaborando para a esteatose.
Medicamentos como metformina ,vitamina E e C, orlistat e a liraglutida podem ser usados como coadjuvantes no tratamento conforme indicação do seu médico assistente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.