Translate

quarta-feira, 2 de abril de 2014




A matéria de hoje no nosso Blog é sobre uma importante pesquisa realizada na UOPECCAN, instiuição esta que trata do cancer e fica na cidade de Cascavel, que revela diminuição na morbidade do tratamento para o câncer de mama.
Foi publicada na semana passada (27 de março) no World Journal of Surgical Oncology, uma revista científica de alcance internacional e indexada no Pubmed, pesquisa realizada com 200 pacientes portadoras de câncer de mama e tratadas na UOPECCAN durante os anos de 2007 a 2011.
A pesquisa “Morbidade após dissecção convencional de linfonodos axilares em pacientes com câncer de mama” foi coordenada pelo médico mastologista Emerson Wander Silva Soares e envolveu outros profissionais da área de cirurgia (Dr. Luis César Bredt e Dr. Hildebrando Massahiro Nagai), quimioterapia (Dr. Ademar Dantas da Cunha Jr. e Dr. Reginaldo José Andrade) e radioterapia (Dr. Géser Vinícius Silva Soares). O objetivo da pesquisa foi avaliar os efeitos colaterais tardios do tratamento no braço e ombro do mesmo lado da cirurgia, como: alterações da sensibilidade (amortecimento), limitação de movimentos, dor e linfedema (inchaço).
Os resultados demonstraram que a linfadenectomia axilar convencional ainda está associada a efeitos colaterais indesejáveis como dor (27.5%), limitação de movimentos (24%), amortecimento (53%) e inchaço do braço (3.5%). A boa notícia foi que a porcentagem de pacientes que desenvolveram inchaço do braço observada neste estudo (3.5%) esteve bem abaixo da média descrita na literatura que é de 21%. Uma possível justificativa para esse resultado é que o tratamento cirúrgico está mais conservador. “Já não se faz cirurgias tão radicais como se fazia antigamente. Hoje é possível conservar os tecidos sadios e preservar as pacientes. Com isso, conseguimos oferecer os mesmos resultados do ponto de vista de eficiência no tratamento, com menos efeitos colaterais”, explica o mastologista Dr. Emerson Wander Silva Soares.
Um dos pontos também observados é de que este tipo de pesquisa é inédita na região oeste do Paraná. “Por mais que já existam pesquisas sobre esse tema em outras partes do mundo, é importante conhecermos a nossa realidade no tratamento para as pacientes com câncer de mama”, finaliza o mastologista.
A pesquisa completa, está disponível no site da World Journal Of Surgical Oncology: http://www.wjso.com/content/12/1/67#
Foto: Dr. Emerson Wander Silva Soares, coordenador da pesquisa
Morbidity after conventional dissection of axillary lymph nodes in breast cancer patients

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.