Translate

terça-feira, 8 de abril de 2014

Hormônios são culpados pela eterna briga com a balança?


 

Quando uma pessoa perde peso, especialmente com dietas restritivas, existe uma tendência forte de recuperar o peso perdido. Isso provavelmente ocorre por um desbalanço entre os hormônios que controlam o apetite.
Depois do emagrecimento o organismo altera a produção de hormônios: pela perda de reservas de gordura acaba reduzindo o metabolismo e, ao mesmo tempo, promove uma forte vontade de comer mais para suprir as reservas. Ou seja, o desejo de emagrecer não vence a ordem química que diz: coma mais.
Os Hormônios:
GRELINA
A grelina é produzida no estômago e no intestino e sinaliza, no cérebro, a vontade de comer.

LEPTINA
A leptina avisa ao cérebro que já existe um excesso de gordura acumulada e que está na hora de moderar a ingestão de comida.

Os níveis do hormônio grelina aumentam bastante após a perda de peso, e continuam aumentando meses após a pessoa ter emagrecido. Por outro lado, os níveis do hormonio leptina, caem após o emagrecimento, diminuindo a sensação de saciedade.
Então quando as pessoas perdem peso, a reação natural dos hormônios contra-reguladores é fazer com que elas recuperem esse peso. Pessoas que recuperam o peso não devem se culpar tanto, já que comer é o nosso instinto mais básico. É necessário encontrar uma solução para a obesidade mantendo um tratamento continuo para evitar o reganho de peso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.