Translate

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Correndo no Frio/Correndo do Frio!


 

 
É fato que o corpo sofre uma verdadeira "agressão" do meio ambiente com a chegada das estações mais frias. A maioria da população brasileira, acostumada a temperaturas mais altas, tem baixa resistência ao clima frio.

Isso acaba se tornando um problema para os atletas de plantão que gostam de praticar atividade física e correr ao ar livre, então que devemos saber sobre corridas nessa situação climática? 

1- Correr gripado ou doente: Durante estados gripais existe risco de piora do quadro clínico com exercícios de qualquer intensidade. A recomendação para o caso de gripe é de repouso. Pesquisas da Medicina e Cardiologia do Esporte detectaram um aumento das chamadas miocardites virais principalmente por falta de repouso, causando arritmias cardíacas. Portanto se você está com qualquer estado gripal descanse e só volte a treinar quando recuperado. Nunca corra doente!

2- Lesões e contusões: O risco de lesões musculares e contusões aumentam com o frio, em até 30%, principalmente por falta de aquecimento adequado antes da atividade física. O alongamento deve ser feito com cuidado antes e após os exercícios e deve ser leve, pois também pode causar lesões. O aquecimento deve ser intensificado, e deve durar pelo menos 15 minutos. 

3- Consumir antioxidantes: Não há dúvida que algumas vitaminas e oligoelementos repostos de maneira adequada e sob orientação médica podem melhorar a imunidade e diminuir o risco de “ficar doente” no inverno. Se você é adepto a atividade física, principalmente as que exigem muito do organismo é bom manter uma reposição mínima destes compostos. 

4- Manter hidratação adequada: Sentimos menos sede nos dias frios e também suamos menos durante as práticas esportivas, mesmo assim, em corridas longas (mais de 1 hora de duração) ou em treinos exaustivos devemos manter um consumo mínimo de água para evitar perda de desempenho e desidratação. 

5- Pele protegida: Não é porque está frio que o sol não causa foto danos, temos que passar protetor solar todos os dias e principalmente antes das corridas. No inverno também a pele fica mais seca, usar um hidrante adequado para seu tipo de pele e evitar produtos contendo ácidos nos dias muito frios é indicado.



No inverno, o esportista deve evitar temperaturas muito baixas, principalmente as inferiores a 10ºC. Fazer um longo aquecimento muscular, usar preferencialmente a respiração nasal, vestir roupas adequadas para se proteger da perda rápida de calor - principalmente nas mãos, pés e rosto - e se possível ingerir líquidos aquecidos durante e após os exercícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.