Translate

segunda-feira, 31 de março de 2014

Melhorando o contorno corporal masculino

A forma ideal para o corpo masculino é a atlética, com ombros e tórax largos, abdômen tonificado e área estreita de quadril e de coxa. No entanto, à medida que o homem envelhece, as áreas de gordura tendem a se acumular em torno do abdômen, nas laterais (“pneuzinhos”), na área do peito (condição chamada ginecomastia), e ao longo do queixo e do pescoço. Muitas vezes, os homens se submetem à lipoaspiração para remover estas áreas de gordura que são resistentes à dieta e ao exercício físico.

Em muitos casos, apenas a lipoaspiração efetivamente corrige estas áreas, pois os homens mantêm uma melhor elasticidade da pele que as mulheres, e a área de gordura abaixo da pele tende a ser mais firme e mais vascularizada. Devido a estes e a demais fatores, a lipoaspiração em homens é geralmente muito eficaz. Homens que têm flacidez de pele, bem como áreas de gordura em excesso, podem optar por um procedimento de excisão tradicional (remoção cirúrgica da pele), além da lipoaspiração. A excisão também pode ser realizada em pacientes com ginecomastia , causada principlamente pelo tecido glandular e não pela gordura.
 A abdominoplastia pode ser a opção de homens que têm pele abdominal em avental (geralmente resultado de perda de peso maciça), músculos abdominais flácidos e/ou hérnias negligenciadas. Ela remove o excesso de gordura, comprime os músculos da parede abdominal e reduz a cintura.  Alguns pacientes voltam a trabalhar até quatro semanas após a cirurgia. Homens com boa elasticidade da pele e com quantidade moderada de excesso de gordura abdominal podem se beneficiar da lipoaspiração.



sexta-feira, 28 de março de 2014

Com que roupa eu vou?


Chegando o final de semana bate aquela vontade louca de dar uma caminhada ou uma corridinha para gastar um pouco de calorias ou para relaxar, pensando nisso pensei em deixar algumas dicas para os atletas de final de semana ou não para não errar na hora do exercício!

Caminhar e correr exige poucos equipamentos: tênis, roupas confortáveis e, quem sabe, um relógio. Alguns detalhes, no entanto, são importantes para aumentar o conforto e a segurança garantindo que o iniciante continue firme por muito tempo.

Tênis

É o acessório mais importante para quem caminha ou corre. Opções não faltam, para todos os tipos de pés e pisadas. Um par dura em torno de 500 quilômetros de rodagem, em média. Mas ele não vai durar tanto se for usado diariamente, então é bom ter pelo menos 2 tenis para revesar!

Antes de comprar o modelo mais bonito é importante conhecer o tipo de pisada de quem vai usá-lo rotineiramente. Muitas lojas especializadas em calçados esportivos oferecem o teste da pisada. Um ortopedista ou um fisioterapeuta também podem ajudar mas, de um modo geral, existem tênis específicos para os seguintes tipos de pé:

Pé chato (ou plano) – não tem a curvatura normal, ou seja, o peso do corpo se concentra em toda a extensão da planta.

Pé cavo – tem a curvatura é exagerada e, por isso, o peso acaba recaindo no calcanhar e no antepé.

Pé neutro – tem o arco normal, o que garante distribuição balanceada do peso sobre toda a planta.

Cada pisada, uma sentença

A maneira de pisar é outra variável a se levar em conta na hora de escolher o calçado. A pisada pode ser:

Pronada – o apoio da passada é para dentro. Neste caso, os modelos mais indicados são aqueles com reforço na lateral interna, o que garante uma passada equilibrada.

Supinada – a pressão exercida pelo pé é maior do lado de fora. Para evitar lesões e obter maior controle dos movimentos, o tênis deve contar com bom sistema de estabilidade.

Neutra – pés com curvatura normal não têm desvios de pisada. Neste caso o tênis deve ter amortecimento igual em toda a sola.

Outras dicas úteis

1) O tênis deve ser meio ou um número maior do que o que você calça normalmente. Isso evita com que o atrito provocado com tamanha pressão durante a corrida acabe com suas unhas

2) Cheque o sistema de amortecimento, responsável por absorver o impacto: ele deve ser mais eficiente para quem está acima do peso

3) A parte superior do tênis – chamada de cabedal –, que ajuda a dar estabilidade, tem de promover boa ventilação, pois os pés transpiram bastante durante o exercício

Meias

As mais recomendadas são as de material sintético específico para o exercício que elimina o suor de maneira eficiente.

Camiseta

Regata, manga curta ou longa, o modelo é uma escolha individual. Essa peça vem passando por grandes avanços tecnológicos, especialmente no que diz respeito ao tecido. Os atuais oferecem evaporação mais eficiente do suor, diminuindo o atrito com o corpo, o que ajuda a prevenir assaduras (muito comum em corridas mais longas)

Shorts e calças

Para a prática de caminhada e corrida os shorts geralmente são feitos de tecidos sintéticos, com modelos curtos e largos. Praticantes que estejam acima do peso – grupo mais passível de ter assaduras provocadas pelo atrito entre a parte interna das coxas – podem usar também bermudas de lycra similares às dos ciclistas.

Há quem prefira as calças, especialmente durante o inverno. Além de proteger contra o frio, os modelos feitos para caminhada e corrida, confeccionados com tecidos especiais, podem ainda prevenir distensões e contraturas musculares causadas pela diferença entre a temperatura corporal e a do ambiente.

Boné e óculos

São itens opcionais, mas muito importantes. O boné protege contra o sol (e até contra a chuva) e pode ajudar a conter o suor da testa – aliás, faixas na cabeça (iguais as usadas pelos tenistas) e viseiras são alternativas para afastar esse incômodo.

Os óculos escuros, são muito importantes, prefira os modelos apropriados para corrida, pelo design que proporciona maior fixação ao rosto. Eles dão conforto para quem sofre com muita luminosidade, além de proteger os olhos contra insetos, ciscos e poeira.

Relógio e frequencímetro

O iniciante não precisa gastar com um relógio caro e com recursos que não irá utilizar na fase inicial do treinamento. Um modelo simples, com um cronômetro, já está de bom tamanho.

Por outro lado, o frequencímetro – ou monitor cardíaco – é um item interessante. Trata-se de uma cinta transmissora presa ao peito do praticante, com um receptor localizado no interior de um relógio que mostra em tempo real o comportamento dos batimentos cardíacos.

Ele marca a frequência cardíaca e atua como uma espécie de vigilante do corredor. Por meio dele é possível comprar os treinos e saber se a intensidade está correta, afastando os riscos

 

quinta-feira, 27 de março de 2014

CONTORNO CORPORAL


Um corpo bem tonificado com contornos suaves muitas vezes é sinal de boa condição física obtida com dieta saudável e exercício físico. No entanto, o exercício nem sempre proporciona os resultados desejados por pessoas que têm flacidez e contornos irregulares. Envelhecimento, danos causados pelo sol, gravidez e oscilações significativas no peso, bem como fatores genéticos podem contribuir para a elasticidade precária dos tecidos, resultando em flacidez do abdômen, nádegas, coxas e braços. Se você deseja ter um contorno corporal mais delineado e jovem, o body lifting pode lhe ajudar a alcançar seus objetivos. Ademais, melhora a forma e o tônus do tecido subjacente que sustenta gordura e pele. Gordura em excesso e flacidez da pele são removidas para tratar problemas causados, em parte, pela elasticidade precária dos tecidos.
• Área abdominal, localmente ou se estendendo em torno das laterais, na área inferior das costas,
• Glúteo, que pode ser baixo, plano ou em forma irregular,
• Virilha,
• Coxa, incluindo a parte externa, interna, posterior ou circunferencialmente.
body lifting não se destina estritamente à remoção do excesso de gordura. A lipoaspiração pode remover o excesso de depósitos de gordura, onde a pele tem boa elasticidade e é capaz de, naturalmente, estar em conformidade com o novo contorno do corpo. Nos casos em que a elasticidade da pele é precária, uma combinação de técnicas de lipoaspiração e de lifting pode ser recomendada.
• Indivíduos com flacidez significativa dos tecidos moles em uma ou várias áreas do corpo,
• Indivíduos saudáveis que não tenham condições médicas que possam prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco de cirurgia,
• Não fumantes,
• Indivíduos com atitude positiva e expectativas realistas do resultado cirúrgico,
• Indivíduos empenhados em levar uma vida saudável, incluindo alimentação adequada e boa forma.

Fontes: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Arte & Plástica

Rinoplastia em 2 minutos, por Willyan Inamine, cirurgião plástico

quarta-feira, 26 de março de 2014

Análise do Novo Posicionamento da Endocrino Society sobre a Síndrome dos ovários Policisticos.

A Endocrine Society publicou em dezembro de 2013 seu novo posicionamento sobre o diagnóstico e tratamento da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) baseado nos principais estudos sobre o tema. O diagnóstico de SOP em mulheres adultas se baseia nos critérios de Roterdã (presença de dois dos três critérios: hiperandrogenismo clínico ou laboratorial, disfunção ovariana ou ovários policísticos. No entanto, antes de confirmar o diagnóstico de SOP é necessário realizar a exclusão de diagnósticos diferenciais de alterações de tireóide, hiperprolactinemia e hiperplasia adrenal não clássica em todas as mulheres. De acordo com os sintomas apresentados, outras situações clínicas também devem ser consideradas, como gravidez, alterações hipotalâmicas e tumores secretores de andrógenos.A primeira consideração a ser feita, é sobre a problemática de utilizar estes critérios em adolescentes, pois sintomas anovulatórios e ovários policísticos podem acontecer em estágios normais da maturação, e nas mulheres na menopausa, quando o diagnóstico deve ser presuntivo baseado na história prévia de alteração menstrual e excesso de hormônios masculinos durante os anos reprodutivos.Desde que não exista contraindicações os contraceptivos hormonais são o tratamento de primeira escolha para as pacientes que apresentem irregularidade menstrual, excesso de pelos ou acne. O grande problema é que o uso de anticoncepcional em pacientes muito jovens pode ser dificultado pela resistência dos pais ao uso dos mesmos ou pelos possíveis efeitos colaterais em relação ao aumento de celulite e varicoses. O incentivo à perda de peso nos pacientes com sobrepeso/obesidade é benéfica para a função metabólica e reprodutiva e deve ser feita com dieta hipocalórica e atividade física. A perda de peso não beneficia pacientes com peso normal. Além disso, recomenda-se atividade física regular para diminuir o risco de eventos cardiovasculares e diabetes. Em relação ao uso da metformina, indica-se que deve ser o tratamento de escolha quando paciente apresentar diabetes ou naqueles com intolerância a carboidratos que não conseguiram melhorar com mudança de estilo de vida. Este medicamento pode ser também usado em pacientes com irregularidade menstrual mas com contraindicação ou intolerância a contraceptivos hormonais. No tratamento da infertilidade, é orientado o uso de citrato de clomifeno como primeira linha para infertilidade anovulatória. Em mulheres que serão submetidas a fertilização in vitro, sugerem o uso adjuvante de metformina para prevenir síndrome da hiperestimulação ovariana. O tratamento da síndrome dos Ovários Policísticos deve ser continuo e geralmente é feito pelo endocrinologista ou pelo ginecologista.

terça-feira, 25 de março de 2014

Você conhece a cirurgia de correção de orelhas em abano?

Melhorando a sua aparência com a cirurgia da orelha
Se orelhas salientes ou desfiguradas incomodam você ou seu filho,  a cirurgia plástica deve ser considerada.  A cirurgia da orelha – também conhecida como otoplastia – pode melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas. A cirurgia corrige um defeito na estrutura das orelhas presente desde o nascimento, que se torna aparente com o desenvolvimento, ou trata orelhas deformadas causadas por lesão. A otoplastia cria uma forma natural, dando equilíbrio e proporção às orelhas e à face. 
A otoplastia corrige:
• Orelhas muito grandes – uma condição rara chamada macrotia,
• Orelhas salientes que ocorrem em um ou ambos os lados em diferentes graus – não associados à perda auditiva,
• Insatisfação do adulto com a cirurgia prévia da orelha. 
A otoplastia é um procedimento altamente individualizado e você deve fazê-lo para si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.
Crianças também podem se submeter a essa cirurgia. Candidatos ideais são:
• Crianças saudáveis, sem doença com risco de vida
• Geralmente, crianças com cinco anos de idade, ou quando a cartilagem da orelha já é estável o suficiente para a correção,
• Crianças cooperativas e que sigam as recomendações médicas,
• Crianças capazes de expressar o que sentem e não manifestam objeções durante a discussão da cirurgia.
Após a cirurgia, bandagens ou curativos serão aplicados sobre o local cirúrgico para mantê-lo limpo, protegê-lo de trauma e para sustentar a nova posição da orelha durante a cicatrização inicial.
Seguir as recomendações de seu médico é fundamental para o sucesso da cirurgia. É importante que as incisões cirúrgicas não estejam sujeitas à força excessiva, à escoriação, ou ao movimento durante o tempo de cicatrização.
Ao escolher um cirurgião plástico para a cirurgia, lembre-se de que a experiência do cirurgião e seu bom relacionamento com ele são tão importantes quanto o custo final da cirurgia.
www.zrteeplastica.com.br

segunda-feira, 24 de março de 2014

AUMENTO DA PROLACTINA!

A prolactina é um hormônio produzido pela glândula hipófise, sua principal função é a produção de leite pelas mamas de mulheres em amamentação. O aumento acentuado dos níveis de prolactina podem causar vários sintomas clínicos, dentre eles a galactorréia (saída de secreção leitosa nas mamas), infertilidade, perda de libido, distúrbios menstruais nas mulheres e impotência sexual nos homens.
Causas do aumento de Prolactina:
·        Fisiológicas - O próprio organismo, por necessidade, aumenta a liberação de prolactina durante o sono, no stress físico e psicológico, durante a gravidez, durante a amamentação e no orgasmo sexual.
·         Farmacológica - causada pelo uso de medicamentos - Qualquer droga que modifique a liberação da dopamina, pode induzir as alterações na liberação de prolactina. Essa causa é muito comum e está frequentemente associada a uso de medicações antidepressivas e demais medicamentos psiquiátricos.
·         Patológica - Quando envolve alterações da glândula hipofisária como as lesões do Hipotálamo ou da Haste Hipofisária e tumores benignos secretores de Prolactina, conhecidos como adenomas ou prolactinomas.
Pode também ser causada por associação com outras doenças: Síndrome dos ovários policísticos, hipotireoidismo, estimulação periférica neurogênica, insuficiência renal ou cirrose hepática.
Consequências devido ao aumento de Prolactina:
·        Homens – A manifestação mais frequente é a diminuição da libido e da potência sexual, porém pode ocorrer diminuição na produção de espermatozoides, aumento das mamas, e diminuição na produção de sêmen.
·        Mulheres – Diminuição ou cessação do fluxo menstrual, secreção de leite (galactorréia) e infertilidade, abortos espontâneos recorrentes, ressecamento vaginal, dor ao ato sexual, redução da libido, diminuição da densidade óssea com osteopenia e risco aumentado de osteoporose, seborréia e hirsutismo moderado.
Em ambos os sexos - ansiedade, depressão, fadiga, ganho de peso, instabilidade emocional e irritabilidade.
O tratamento depende da causa, na maioria das vezes é tratada com medicações por via oral.
Procurar um médico e se tratar adequadamente são medidas fundamentais para solucionar o problema!

sexta-feira, 21 de março de 2014

Entendendo a lipoaspiração

Também conhecida como lipoescultura, a lipoaspiração remodela áreas específicas do corpo, removendo o excesso de depósitos de gordura, melhorando os contornos do corpo e a proporção.
Apesar de boa saúde e da prática de exercício físico, algumas pessoas podem, ainda, ter um corpo com contornos desproporcionais devido a depósitos de gordura localizada. Estas áreas podem ocorrer devido a características genéticas, à falta de controle do peso ou de atividade física. A lipoaspiração pode ser usada para tratar acúmulos de gordura em várias partes do corpo, incluindo coxas, braços, pescoço, cintura, costas, parte medial do joelho, peito e queixo. Em alguns casos, a lipoaspiração é realizada isoladamente, em demais casos, ela é usada com procedimentos de cirurgia plástica tais como o facelift, a redução de mama ou a abdominoplastia.
A lipoaspiração não é um tratamento para a obesidade e não substitui a prática de exercício físico e bons hábitos alimentares. Indivíduos com áreas de gordura no corpo e que se exercitam regularmente são os melhores candidatos a este procedimento.
A decisão de se submeter à lipoaspiração é pessoal e é você quem deve decidir se os benefícios atingirão os seus objetivos e se os riscos e potenciais complicações são aceitáveis. O cirurgião plástico e/ou assistentes irão lhe explicar, em detalhes, os riscos associados à cirurgia. Você deverá assinar o termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento ao qual vai se submeter e quaisquer riscos ou complicações.

É muito importante que você tire todas as suas dúvidas diretamente com o cirurgião plástico sobre o procedimento cirúrgico. É natural que sinta um pouco de ansiedade, seja expectativa com o resultado ou estresse pré-operatório. Não tenha vergonha de discutir estes sentimentos com o cirurgião plástico.

Seguir as recomendações de seu médico é fundamental para o sucesso da cirurgia. É importante que as incisões cirúrgicas não sejam sujeitas à força excessiva, à escoriação ou ao movimento durante o período de cicatrização.

O inchaço causado pela cirurgia desapareça após alguns meses. Quando o inchaço desaparecer, o novo contorno corporal será visível. Seguir algumas recomendações fará com que você mantenha os resultados obtidos inicialmente com a lipoaspiração, ou seja, é preciso manter peso adequado e adotar um estilo de vida saudável. O ganho de peso pode reverter os resultados.

quarta-feira, 19 de março de 2014

DIETA PALEOLÍTICA! VOCÊ SABE O QUE É?



paleo-y-a-la-bolsa





 
Apesar da impressão de novidade, a dieta paleolítica é mais uma dieta que prega a restrição de carboidratos, principalmente os carboidratos simples. Baseada nos hábitos alimentares dos homens das cavernas, esta dieta incentiva o jejum prolongado, o consumo de carne sem restrições e nada de carboidratos simples. Outro ponto importante é abolir completamente alimentos industrializados e o veto à ingestão de leite e seus derivados. Como vantagem em relação a outras dietas de proteína o consumo de frutas é mantido e as refeições com um pouco mais de gordura acabam causando uma sensação maior de saciedade que as dietas com pouca gordura. Mas o jejum prolongado é um problema, pois sabidamente com o tempo isso acaba lentificando o metabolismo.
Sempre é bom ressaltar que esta corrente de pensamento, apesar de inúmeros adeptos não é consenso científico. Esta maneira de se alimentar vai contra o que a Organização Mundial de Saúde (OMS) indica. Desta forma é fundamental a realização de uma consulta médica antes de iniciar uma dieta como esta, principalmente idosos, hipertensos, portadores de diabetes e doenças cardíacas. Vejam quais são os alimentos permitidos dentro da dieta paleolítica:
Alimentos permitidos:
Carnes e peixes;
legumes e salada de folhas;
todas as frutas;
sementes e oleaginosesas;
mariscos;
ovos.
Alimentos proibidos:
Açúcar ou qualquer alimento adoçado;
leite e derivados;
batata;
cereais e todos alimentos produzidos com cereais;
todas as leguminosas;
qualquer alimento industrializado, enlatado, processado.
 
Então, é viável fazer a dieta paleolítica? Eu diria que depende muito das circunstâncias. Ela tem fundamento no que se refere a não utilização de alimentos industrializados e ausência de açúcares não naturais e, com certeza, leva a perda de peso, porém no que diz respeito ao restante, temos que ter bastante cuidado. A manutenção do consumo de frutas mantém um nível aceitável de carboidratos na dieta, que apesar de abaixo das recomendações ainda mantém um nível moderado de consumo. Apesar da falta do efeito cetogênico desta dieta, quem faz quase não sente fome pelo consume elevado de gorduras. O que os defensores desta dieta apontam tem de ser questionado. Com certeza nos primórdios da humanidade a alimentação era mesmo muito diferente. Porém, nosso organismo foi evoluindo, junto com a civilização e novos meios de alimentação. Desta forma, acreditar que nosso corpo se adaptará bem a uma dieta como esta é bastante questionável. Lembrando que nosso corpo precisa de equilíbrio e não de restrições. Pense muito bem nisso antes de entrar em propostas mirabolantes.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Dicas para uma pele bonita e saudável - beleza de dentro para fora

Bom dia, amigos do blog!!! Vocês sabiam que a pele é o maior órgão do nosso corpo? 
Os cuidados com a pele não podem se restringir somente à hidratação e proteção solar. Hoje já se sabe que o estilo de vida é o que mais pode afetar a qualidade da nossa pele, para melhor ou para pior. E para deixar a pele mais saudável, aqui vão algumas dicas:
Diminua o estresse
O estresse produz radicais livres no nosso organismo, que não permitem a restauração das células e aceleram o envelhecimento. Você pode argumentar que não tem muito controle sobre os fatores que causam o estresse, mas o que pode fazer é procurar as melhores maneiras para livrar-se dele. Esportes, ioga, meditação, uma taça de vinho e até mesmo um banho caprichado na banheira ajudam a diminuir os níveis de estresse da nossa vida.
Durma o suficiente e beba muita água
Durma o máximo que puder, dentro das suas necessidades diárias, porque o sono é o momento de “manutenção” que o organismo necessita para recuperar músculos e substituir as células mortas. Nem todo mundo precisa da mesma quantidade de horas de sono, mas as pesquisas demonstram que o período de 7 a 8 horas por noite é o mínimo indispensável que devemos tentar dormir.
Mantenha-se hidratada. Beba muita água para manter as células saudáveis. Alguns fatores como álcool, ar-condicionado e calefação central causam desidratação, por isso não se esqueça de beber água durante o tempo inteiro que passar no escritório ou em lugares fechados.
Cremes para pele
Nem mesmo o creme mais caro e exclusivo consegue interromper o fluxo do tempo. Mas não desanime! Existem produtos que podem ajudar. Cremes que contém antioxidantes como as vitaminas A, C e E, comprovadamente estimulam a restauração das células:
 - A vitamina A rejuvenesce a pele, diminuindo também a oleosidade excessiva e a formação de acne.
 - A vitamina C ilumina a pele do rosto, melhorando a circulação e a produção de colágeno. Os alfa-hidróxi-ácidos (AHA) esfoliam a camada externa da pele e revelam as células novas que estão por baixo.                - A vitamina E hidrata e suaviza a superfície da pele, reduzindo linhas de expressão e rugas.
Dieta
Mas o mais importante mesmo vem de dentro para fora. Os alimentos que ingerimos diariamente são cruciais para a manutenção e prevenção dos sinais de envelhecimento da pele. com a vida cada dia mais agitada, dificilmente se consegue ingerir todos os alimentos que são preconizados pela Organização Mundial de Saúde. Nesse caso, o ideal é suplementar.
Suplementos à base de vitaminas e minerais podem ser prescritos pelo seu médico, caso ele verifique que a sua ingestão desses nutrientes está deficiente. 
A vitamina A, também chamada de retinol, ajuda na saúde da pele, pois tem ação antioxidante e auxilia na restauração de lesões. Esse nutriente também balanceia a produção de secreções das glândulas sebáceas, dificultando que os poros fiquem entupidos e inflamados. A vitamina A pode ser encontrada com facilidade em alimentos consumidos no dia a dia, mas suas principais fontes são abacate, brócolis, cenoura, espinafre e outros legumes verdes.  
A vitamina B2, ou riboflavina, auxilia na saúde da pele, pois ajuda a aumentar a produção de energia. Sua ausência pode provocar lesões na pele e nos lábios, dermatite, entre outras inflamações. Ela também impede o cabelo e as unhas de ficarem secos e quebradiços. Além disso, essa vitamina promove uma renovação celular mais acelerada, deixando a pele firme e saudável, o que combate rugas e marcas de expressão no rosto. O leite é a maior fonte de vitamina B2 que encontramos na natureza e deve fazer parte da dieta de quem busca retardar o envelhecimento da pele. Laticínios, como queijo e iogurte, também são boas fontes de B2. Mas as pessoas com intolerância a lactose devem tomar cuidado com o consumo desses alimentos e devem procurar outras fontes da vitamina B2, como fígado e folhas verdes. 
Foi constatado que a ingestão de vitamina C mais elevada estava associada a uma menor probabilidade de ter uma aparência enrugada e a pele ressecada. Isso acontece porque a vitamina C é um antioxidante natural que auxilia na formação do colágeno, responsável pela elasticidade e firmeza da pele. A vitamina E também tem a função de antioxidante e protege as células da ação dos radicais livres, o que retarda o envelhecimento da pele. vitamina C pode ser encontrada em frutas cítricas, como laranja, limão, abacaxi e morango, além de vegetais, como repolho, cebola e pimentão. Já verduras - como alface, agrião, espinafre e couve -, óleos vegetais, ovos, semente de girassol, soja, banana, carnes e oleaginosas são fontes de vitamina E. 

quinta-feira, 13 de março de 2014

Até onde vai a busca pela perfeição - Exageros em Cirurgia Plástica



Bom dia!
Em nossa última postagem sobre Cirurgia Plástica, falamos sobre como os procedimentos estéticos bem indicados podem prolongar a juventude.
Hoje vamos falar um pouquinho sobre o outro lado - os exageros em Cirurgia Plástica.

Quem nunca pensou em mudar algo na aparência? O desejo pela forma ideal leva pessoas de diferentes partes do mundo às salas de cirurgia para reparar algum aspecto incômodo no corpo, mudar algo na aparência ou até mesmo passar por uma ‘transformação’.Em segundo lugar no ranking da Cirurgia Plástica Mundial, o Brasil realiza aproximadamente 1,6 milhão de procedimentos cirúrgicos anualmente, segundo dados divulgados em 2009 pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). Na maioria dos casos, a procura ocorre para mudar a aparência e seguir um padrão de beleza presente no cotidiano das pessoas.
A cirurgia plástica promove mudanças muito positivas na vida das pessoas, mas, em contrapartida, é importante que o médico diga ao seu cliente a hora de parar. O paciente não conhece a causa e efeito dos procedimentos, por isso o cirurgião deve compartilhar seu conhecimento como profissional para que o paciente entenda que tal conduta pode não ter o resultado esperado. Pessoas que adquirem um “vício” em cirurgia plástica acabam com a aparência deformada e nem sequer conseguem perceber o exagero. É papel do médico mostrar ao paciente que aquilo que ele deseja é inviável tecnicamente ou pode até mesmo causar sequelas desastrosas.
O ideal, em tudo na vida, é o equilíbrio. E neste caso, estética e bom senso tem que caminhar juntos, para que o resultado final sempre seja agradável aos nossos olhos.
www.arteeplastica.com.br

quarta-feira, 12 de março de 2014

Suplementação e dieta na Adolescência!

A adolescência é um período de intensas mudanças corporais que ocorrem sob as influências favoráveis ou não do meio ambiente e do contexto social, e que terminam com o completo crescimento físico e a maturação sexual.

Tendo em vista a grande dificuldade em relação à aceitação do seu tipo físico e para obtenção e manutenção de um corpo saudável e magro durante esta fase, surge uma dúvida: como recuperar os padrões ideais, reverter as perdas ou os ganhos nutricionais adversos, decidir sobre as intervenções necessárias e as medidas de prevenção, e assim estimular o máximo do potencial de crescimento e o retorno a uma trajetória normal e saudável do desenvolvimento corporal?

É sempre necessário identificar os jovens que estão fora dos limites aceitáveis e com maiores riscos nutricionais. Na prática, é importante diminuir danos causados pelos distúrbios alimentares como nos casos de anorexia e bulimia nervosa e da obesidade, e, também, de outros quadros sistêmicos com comprometimento nutricional que ocorrem, frequentemente, na adolescência.

Os temas de crescimento e de nutrição permanecem em constante evidência na mídia e são sempre solicitados em encontros com adolescentes e seus familiares.

Outro assunto que está em evidencia no momento é a necessidade ou não de suplementação protéica ou energética ou até de vitaminas neste grupo de pessoas. Além disso, existe uma preocupação importante sobre possíveis danos à saúde no que se refere ao uso de suplementos nesta faixa etária.

É muito comum que adolescentes insatisfeitos com sua imagem corporal ou na ânsia de chegar ao corpo perfeito se “bombardeiem” de suplementos, vitaminas e outras substâncias danosas à saúde, sem nenhum acompanhamento médico e muitas vezes sem o conhecimento dos pais. Estes jovens, principalmente os que têm uma alta carga de estudos, devem ser orientados a não fazer dietas com muito baixo teor de carboidrato, pois certamente terão prejuízo para o objetivo maior (os estudos). Dietas para pacientes jovens devem ser balanceadas e calculadas de acordo com as necessidades calóricas individuais, sempre incentivando uso de carboidratos saudáveis, evitando alimentos gordurosos, balas, chicletes, refrigerantes e as bebidas alcoólicas. O consumo de álcool, principalmente nesta idade leva, além do prejuízo a saúde, ao aumento de celulite e de gordura visceral.

 Portanto, antes de fazer uso de suplementos deve-se em primeiro lugar corrigir maus hábitos, melhorar a autoestima, cuidar da saúde em geral, evitar o álcool e o tabagismo e adotar a prática de atividade física. Os suplementos, vitaminas e afins podem ser usados quando tudo isso já estiver sendo praticado e sempre com orientação de profissional qualificado. Os suplementos mais utilizados neste grupo de pacientes são as barras de proteínas, que quando de boa qualidade são excelentes lanches, e a proteína isolada do leite (whey protein) que pode ser usada no pré ou pós-treino ou como suplementação proteica isolada.  

terça-feira, 11 de março de 2014

Cinquentona? Sim, com muito orgulho!


Plástica na medida certa - nem demais, nem de menos!
Não existe receita de bolo para continuar linda aos 40, aos 50, ou por toda a vida. Mas podemos dar uma forcinha para a genética e melhorar aquilo que já é bom ou dar uma mudadinha naquilo que passou a incomodar com a idade.
Sabe aquelas cinquentonas MARAVILHOOOOSAS da TV e do cinema, que insistem em desafiar Newton e sua implacável Lei da Gravidade? Pois bem, elas não conseguem aquele visual impecável sem esforço. Dieta equilibrada, exercícios físicos, protetor solar e... Cirurgia Plástica!!!


Pequenos procedimentos realizados ao longo dos anos mantêm a aparência sempre jovem. O uso da Toxina Botulínica para atenuar rugas de expressão, de Ácido hialurônico para preencher sulcos e rugas mais profundas, laser de CO2 e Luz Pulsada para tratar manchas e melhorar a textura da pele são apenas alguns dos artifícios que elas começam a usar desde cedo, como prevenção, e continuam usando posteriormente, como tratamento ou manutenção. O mini-lifting facial associado à blefaroplastia(cirurgia das pálpebras) também tem sido feito cada vez mais precocemente, muitas vezes antes dos 40 anos, com o intuito de melhorar aquela flacidez que já começa a surgir nessa idade, evitando posteriormente cirurgias mais radicais, que envolvem grandes descolamentos de pele e com resultados às vezes não muito satisfatórios.
www.arteeplastica.com.br

sexta-feira, 7 de março de 2014

Eliminando a gordura abdominal - faça como os famosos!



Se existe algo que toda mulher abomina, é a gordura localizada. Quando engordamos um pouquinho e acumulamos gordura no bumbum, coxa ou culote, muitas vezes nem dá para notar. Mas os pneuzinhos não perdoam, e basta aparecer uma leve protuberância na região do abdome para que mais nenhuma blusinha caia bem e para que a calça jeans teime em apertar.
Exageradas? Pode até ser. Mas acontece que os riscos da gordura abdominal não estão restritos apenas à questão estética. Esse tipo de acúmulo é mais nocivo ao corpo do que qualquer outro tipo de gordura localizada, pois está associado a problemas como doenças cardiovasculares, diabetes, colesterol alto e trombose, entre outros.
E para eliminar a gordura abdominal, a famosa dupla dieta-atividade física entra em cena! Pesquisamos o que os famosos estão fazendo para continuarem aparecendo sempre em forma nas telas.

Segredos da boa forma dos famosos

O segredo: alimentos termogênicos
Canela, gengibre, pimenta, salmão, chá verde… todos são alimentos termogênicos, que são capazes de acelerar o metabolismo das gorduras e eliminá-las mais rapidamente. Eles oferecem uma ajuda expressiva na eliminação da gordura abdominal. Se você utilizar, por exemplo, a canela como adoçante, vai perceber uma grande diferença. Outra recomendação é salpicar gengibre ralado por cima de saladas e alimentos, ou misturar com sucos.
Invista em alimentos fibrosos
Chia, granola, semente de linhaça e todos os outros alimentos ricos em fibra são comprovadamente eficazes para a perda de centímetros na circunferência abdominal. Eles funcionam como se fossem uma esponja no organismo, absorvendo gordura e carboidrato e eliminando através das fezes e da urina. Fazem uma espécie de faxina no corpo do que não é bom.
Evite alimentos gordurosos
Para combater o acúmulo de gordura, nada melhor do que controlar a ingestão deste componente. Leites e derivados “gordos” e glúten são vilões neste caso. Comer carboidrato à noite também não é uma boa ideia. O carboidrato é uma fonte de energia, então temos que ingerir quando o corpo for, de fato, utilizar. Se comemos à noite, o organismo não usa e acaba acumulando, principalmente no abdome.
Faça atividades aeróbicas
Não tem jeito: quem quer perder gordura localizada precisa praticar exercícios físicos. As pessoas ainda têm na cabeça que, para perder barriga, é preciso fazer abdominal, mas não é só isso. Quem quer eliminar gordura precisa fazer exercício aeróbico, que acelera o metabolismo e facilita a queima.
Tratamentos estéticos
Procedimentos como drenagem linfática e massagem modeladora não são capazes de eliminar gordura sozinhos, mas podem ser grandes aliados no processo. A gordura precisa ser mobilizada para que seja eliminada e, para isso, é preciso que a parte linfática esteja livre. Já a massagem modeladora pode ser importante porque, a partir do momento em que fazemos qualquer técnica que mexe e modifica a célula de gordura, o organismo não a aceita mais e acaba a eliminando.
Cirurgia Plástica                                                                                                                                         Bem, não existe uma receita milagrosa que dê jeito em tudo. Flacidez de pele decorrente do avançar da idade, da gestação ou após uma perda ponderal importante não tem como ser corrigida sem bisturi. Isso mesmo! A dieta e a atividade física de rotina farão com que o organismo queime a gordura em excesso e ganhe massa muscular. Mas, muitas vezes, a perda de grande parte de gordura acarretará numa flacidez de pele, principalmente na região abdominal. A abdominoplastia é uma técnica cirúrgica que corrige essa flacidez, deixando uma cicatriz que fica escondida nos limites da calcinha ou do biquini.
E se a flacidez se estender também para as mamas, já que uma boa parte do componente mamário é gordura, existem as técnicas de mastopexia, que podem ser feitas com ou sem a colocação de implantes mamários, a fim de melhorar o contorno e dar volume adequado aos seios.

Fontes: www.arteeplastica.com.br
             www.bolsademulher.com