Translate

segunda-feira, 17 de março de 2014

Dicas para uma pele bonita e saudável - beleza de dentro para fora

Bom dia, amigos do blog!!! Vocês sabiam que a pele é o maior órgão do nosso corpo? 
Os cuidados com a pele não podem se restringir somente à hidratação e proteção solar. Hoje já se sabe que o estilo de vida é o que mais pode afetar a qualidade da nossa pele, para melhor ou para pior. E para deixar a pele mais saudável, aqui vão algumas dicas:
Diminua o estresse
O estresse produz radicais livres no nosso organismo, que não permitem a restauração das células e aceleram o envelhecimento. Você pode argumentar que não tem muito controle sobre os fatores que causam o estresse, mas o que pode fazer é procurar as melhores maneiras para livrar-se dele. Esportes, ioga, meditação, uma taça de vinho e até mesmo um banho caprichado na banheira ajudam a diminuir os níveis de estresse da nossa vida.
Durma o suficiente e beba muita água
Durma o máximo que puder, dentro das suas necessidades diárias, porque o sono é o momento de “manutenção” que o organismo necessita para recuperar músculos e substituir as células mortas. Nem todo mundo precisa da mesma quantidade de horas de sono, mas as pesquisas demonstram que o período de 7 a 8 horas por noite é o mínimo indispensável que devemos tentar dormir.
Mantenha-se hidratada. Beba muita água para manter as células saudáveis. Alguns fatores como álcool, ar-condicionado e calefação central causam desidratação, por isso não se esqueça de beber água durante o tempo inteiro que passar no escritório ou em lugares fechados.
Cremes para pele
Nem mesmo o creme mais caro e exclusivo consegue interromper o fluxo do tempo. Mas não desanime! Existem produtos que podem ajudar. Cremes que contém antioxidantes como as vitaminas A, C e E, comprovadamente estimulam a restauração das células:
 - A vitamina A rejuvenesce a pele, diminuindo também a oleosidade excessiva e a formação de acne.
 - A vitamina C ilumina a pele do rosto, melhorando a circulação e a produção de colágeno. Os alfa-hidróxi-ácidos (AHA) esfoliam a camada externa da pele e revelam as células novas que estão por baixo.                - A vitamina E hidrata e suaviza a superfície da pele, reduzindo linhas de expressão e rugas.
Dieta
Mas o mais importante mesmo vem de dentro para fora. Os alimentos que ingerimos diariamente são cruciais para a manutenção e prevenção dos sinais de envelhecimento da pele. com a vida cada dia mais agitada, dificilmente se consegue ingerir todos os alimentos que são preconizados pela Organização Mundial de Saúde. Nesse caso, o ideal é suplementar.
Suplementos à base de vitaminas e minerais podem ser prescritos pelo seu médico, caso ele verifique que a sua ingestão desses nutrientes está deficiente. 
A vitamina A, também chamada de retinol, ajuda na saúde da pele, pois tem ação antioxidante e auxilia na restauração de lesões. Esse nutriente também balanceia a produção de secreções das glândulas sebáceas, dificultando que os poros fiquem entupidos e inflamados. A vitamina A pode ser encontrada com facilidade em alimentos consumidos no dia a dia, mas suas principais fontes são abacate, brócolis, cenoura, espinafre e outros legumes verdes.  
A vitamina B2, ou riboflavina, auxilia na saúde da pele, pois ajuda a aumentar a produção de energia. Sua ausência pode provocar lesões na pele e nos lábios, dermatite, entre outras inflamações. Ela também impede o cabelo e as unhas de ficarem secos e quebradiços. Além disso, essa vitamina promove uma renovação celular mais acelerada, deixando a pele firme e saudável, o que combate rugas e marcas de expressão no rosto. O leite é a maior fonte de vitamina B2 que encontramos na natureza e deve fazer parte da dieta de quem busca retardar o envelhecimento da pele. Laticínios, como queijo e iogurte, também são boas fontes de B2. Mas as pessoas com intolerância a lactose devem tomar cuidado com o consumo desses alimentos e devem procurar outras fontes da vitamina B2, como fígado e folhas verdes. 
Foi constatado que a ingestão de vitamina C mais elevada estava associada a uma menor probabilidade de ter uma aparência enrugada e a pele ressecada. Isso acontece porque a vitamina C é um antioxidante natural que auxilia na formação do colágeno, responsável pela elasticidade e firmeza da pele. A vitamina E também tem a função de antioxidante e protege as células da ação dos radicais livres, o que retarda o envelhecimento da pele. vitamina C pode ser encontrada em frutas cítricas, como laranja, limão, abacaxi e morango, além de vegetais, como repolho, cebola e pimentão. Já verduras - como alface, agrião, espinafre e couve -, óleos vegetais, ovos, semente de girassol, soja, banana, carnes e oleaginosas são fontes de vitamina E. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.