Translate

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Hipotireoidismo e aumento de circuferência abdominal.










Geralmente quando o assunto é obesidade surge aquela dúvida: será que não é alguma disfunção da tireóide? Pois bem, muitas vezes fazemos o exame e o resultado "normal" nos leva a esquecermos este assunto, mas este resultado "normal" do exame tireoideano pode não estar descartando um hipotireoidismo subclínico e que pode acarretar em várias consequencias para nosso organismo, principalmente quando o objetivo é eliminar a gordura abdominal!
A causa mais comum de hipotireoidismo é uma condição auto-imune crônica, a Tireoidite de Hashimoto. Altas concentrações de anticorpo anti-peroxidase tireoidiana (anti-TPO) podem estar presentes e facilitam o diagnóstico. A dosagem dos anticorpos anti-peroxidase são especialmente úteis para prever a evolução do hipotireoidismo subclínico para o hipotireoidismo clínico.
Os principais sintomas do hipotireoidismo são: cansaço, sonolência, pele seca, constipação intestinal, aumento exagerado de peso, queda de cabelo fino e quebradiço, indisposição geral.
Portanto a interpretação e solictação dos exames de tireóide devem ser feitos por um endocrinologista ou médico habilitado, para que não se deixe de tratar precocemente estas disfunções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.